Possui graduação em Engenharia de Sistemas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), doutorado em Engenharia Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e doutorado sanduíche junto ao Program In History and Philosophy of Science da Stanford University (2001). Atualmente é professor titular da UFRJ, onde atua na graduação como professor do curso de Engenharia de Computação e Informação e nas pós-graduações do Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE/UFRJ e do Programa de História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia. Dedica-se principalmente aos seguintes temas: redes sociotécnicas, história da ciência, história da informática, abordagem sociotécnica da Engenharia de Software, a construção do ciberespaço.
Publicou em 2007 o livro "Yes, nós temos Pasteur - Manguinhos, Oswaldo Cruz e a história da ciência no Brasil", editado pela Relume Dumará/FAPERJ.
Foi agraciado (2008) com uma bolsa oferecida pela Fundação Alexander von Humboldt e pela Fundação Fritz Thyssen para realizar pesquisas sobre a história da informática na Alemanha, ao longo dos anos de 2009, 2010 e 2014, junto ao Deutsches Museum (Munique) e à Universität Konstanz. Foi Superintendente Acadêmico de Pós-Graduação da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2015-2016). Selecionado pela Comissão Fulbright para a UT-Fulbright Chair in Brazilian Studies (Austin) em 2019 (Spring Semester)
graduate at Engenharia de Sistemas from Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), master's at Computer Science from Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996), ph.d. at Engenharia Produção from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) and ph.d. at PROGRAM IN HISTORY AND PHILOSOPHY OF SCIENCE from Stanford University (2001). Has experience in History, acting on the following subjects: estudos de ciência e tecnologia e o terceiro mundo, oswaldo cruz, construção de manguinhos, sociologia da ciência and redes sociotécnicas.