Publicações no BrCris
 

Marilia Galvão Costa

Mestrado em Artes Cênicas e graduation at Dança from Universidade Federal da Bahia (2004). Has experience in Arts
Possui Mestrado em Artes Cênicas pelo PPGAC - Universidade Federal da Bahia, com Especialização em Educação Superior, com graduação em Dança pela Universidade Federal da Bahia.Foi professora no curso de Extensão da Escola de Dança da UFBA- Universidade Federal da Bahia e Bolsista pela FAPEX. Atualmente é Educadora Artistica na rede municipal de Salvador e participa de Projetos e produções da Prefeitura da cidade e está na Comissão do Edital Capoeira Viva nas Escolas parceria da Fundação Gregório de Mattos e SMED. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Produção em Arte Cênicas e Produção Cultural. Foi professora de Danças Afro e Contemporânea mesclando atividades de Teatro. Participou como aluna da oficina de Máscaras Teatrais Expressivas de Iniciação ministrada pela Professora Doutora Isa Trigo e meses depois como docente no Curso de Iniciação a Máscara Teatral, promovido pelo departamento de Técnicas do Espetáculo na Escola de Teatro da UFBA com orientação Maurício Pedrosa para um grupo de alunos iniciantes em teatro.Fez o Workshop de Butoh com Maureen Fleming promovido pelo Departamento de Técnicas e Práticas Corporais da Escola de Dança da UFBA. Participou de oficina com o Grupo Antagon no teatro Vila Velha e sua mobilidade corporal facilitava o aprendizado. Foi se aprimorando e cada vez mais verificou o quão era nítido e necessário percorrer as linguagens de Teatro e Dança, experimentando possibilidades de procedimentos complementares, criando sua própria metodologia.Em suas aulas, devido à referência e experiências com teatro, Marília trabalhava com improvisações, composições, construções de cena, jogos teatrais, treinamentos para o corpo do ator dançarino e procedimentos metodológicos com influências teóricas de Antonin Artaud, Peter Brook, Marta Graham, David Gordon, Steve Paxton, Pina Baush, Stanilávski, Augusto Boal, Eugenio Barba, Rudolf Laban e Gerzy Grotowski, realizando apresentações no Pelourinho e aulas abertas com projetos em Salvador.Paralelo as aulas de extensão percebeu a necessidade de alcançar maior número de pessoas e desenvolveu um projeto da Dança Teatro com a orientação da Professora Doutora Ludmila Pimentel na Escola de Dança da UFBA, teve como resultado prático de suas pesquisas o espetáculo Labirintoos de dança- teatro com fragmentos de textos dos tragediógrafos Sófocles e Eurípedes realizado na área externa do pavilhão da Escola de Dança da UFBA. De tanto fazer e pesquisar para o aprimoramento em técnicas, utilizando também do teatro físico e de pesquisas em dramaturgos e teóricos pesquisadores do corpo e da cena, foi galgando formas de construir sua metodologia de dança-teatro e obteve demandas de procuras em suas aulas. Nesse período, devido ao grande número de procura e da necessidade de alunos antigos quererem dar seguimento e formar um grupo de pesquisa de aprofundamento teórico e prático, surgiu a Companhia de Investigações Cênicas ? Comics.Com alunos de diversas áreas de conhecimento, totalizando em suas apresentações cerca de cento e cinqüenta pessoas entre adolescentes, jovens e adultos foi uma experiência de aprendizado, história e crença em sobreviver dando aulas de Arte para comunidade e conviver em grupo.A Companhia de Investigações Cênicas composta em sua direção por pessoas formadas em Direção Teatral, Pedagogia, Dança e Licenciatura em Teatro gerou vários espetáculos, com apresentações em teatros da cidade.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •