Rhuan Nilton Barbosa de Souza
Has experience in Comunication, focusing on Comunication
Mestre em Artes Cênicas (UNIRIO), com especialização no eixo Interpretação, Voz e Corpo, Rohan Baruck é professor na Escola de Atores Wolf Maya, além de ter cumprido docência na turma de Voz e Movimento, do curso de bacharelado em Atuação Cênica da Unirio, como parte de sua pesquisa. Há 17 anos atuando como profissional da arte, Baruck também é Bacharel em Comunicação Social (UNISUAM), Técnico em Teatro (LE MONDE) e Técnico em Publicidade e Propaganda (FLAMA). Produtor de teatro, atualmente é integrante de duas companhias de Teatro, o Grupo Raiz e Companhia Primitivos. Além disso é dramaturgo e escritor.
Há 7 anos atua como professor de teatro. Desde 2016, desenvolvia um trabalho na Tijuca e adjacências através das Oficinas de Teatro Livre que aconteciam no Teatro Municipal Ziembinski, mobilizando mais de 600 participantes e fomentando a produção artística regional, bem como a formação de plateia.
Fez parte do Grupo Teatral Loucatores, que, durante 12 anos, desenvolveu um repertório de espetáculos teatrais na Zona Norte do Rio de Janeiro, através de pesquisas cênicas voltadas para a construção de uma identidade de grupo. Contracenou em mais de 15 espetáculos profissionais, dentre eles: OLHO POR OLHO, monólogo autoral, premiado como Melhor Ator e Melhor Texto, no PROFESTEATRO 2020; O MATADOR DE SANTAS, de Jô Bilac - ganhando o prêmio de melhor ator no Festival Nacional de Duque de Caxias; FELIZAC, de Lucas Gouvêa; À NOITE NA LAPA, musical de sua autoria e direção; e no musical infantil JUBAIA - O RECANTO DAS CORES, de Anderson Alcantara e Léo Torres. Por este último espetáculo, recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Teatro da Cidade do Rio de Janeiro, em 2011. Já em 2015, foi premiado melhor ator coadjuvante, pelo espetáculo NADA ME AFLIGE, no mesmo festival. Na UNIRIO, participou de projeto orientado pela professora Dra. Angela de Castro Reis, que organizava a Bibliografia Crítica do Teatro Brasileiro (2011); da investigação cênica sobre o Teatro da Crueldade (2015-2016), orientada pela professora Dra. Maria Cristina Brito; e, como pesquisador convidado, do projeto de ensino Tecido Poético: poe[Ter]sia - Representações, coordenado pelo professor Dr. Domingos Sávio Ferreira de Oliveira. Desenvolveu, junto à professora e fonoaudióloga especialista em voz no teatro, Dra. Jane Celeste Guberfain, um processo de pesquisa de criação vocal do ator no espaço cênico. Nos anos de 2018 e 2019, foi um dos jurados do FESTIVAL DE CENAS CURTAS DO ZIMBA. Além disso, é autor do romance CASARÃO LES AMANTS.
Como produtor cultural, foi responsável pela produção de inúmeros espetáculos, entre eles O MATADOR DE SANTAS, do Grupo Teatral Loucatores, contemplado pelo edital NOVAS CENAS (2014), promovido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, e selecionado para a Mostra SESC Zona Norte de Teatro. Em 2018, foi contemplado pelo edital NOVOS TALENTOS DO TEATRO FIRJAN SESI, para a montagem ÓRBITA, de Luiza Goulart. Ainda neste ano, foi o único representante do Rio de Janeiro selecionado para o Festival Nacional de Teatro do Piauí, com a pesquisa teatral A PELE DE LOBO. Em 2019, estreou seu monólogo OLHO POR OLHO, de própria autoria, no Centro Cultural Justiça Federal do Rio de Janeiro, ao ser contemplado pelo edital de Cessão de Espaço. Em 2020, foi contemplado pelo editais CULTURA PRESENTE NAS REDES (SECEC RJ), AÇÕES LOCAIS (SMC - RJ), RECONHECIMENTO ARTÍSTICO (SeMCulDiHIR - SJM) e PRÊMIO FUNARTE ARTE EM TODA PARTE (1º Lugar na categoria Teatro - Treinamento Vocal).
Ainda em 2020, Rohan Baruck atuou como fazendo a análise e emissão de pareceres técnicos sobre projetos culturais de várias áreas de atuação (teatro, música, literatura, manifestações populares, audiovisual e pesquisa), no âmbito da Secretaria de Cultura e Turismo de Duque de Caxias ? Rio de Janeiro, nas condições estabelecidas pelos editais 04//2020, 05/2020, 06/2020 e seus anexos.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
