Roberta Ellen Canuto
Doutora em Comunicação pela PUC Rio de Janeiro - Tese Alberto Cavalcanti - Homem Cinema, defendida em 25 de abril de 2018. Possui mestrado em Letras (NOTA CAPES 7) , com a dissertação O Bandido da Luz Vermelha - por um cinema sem limite, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006) e pós graduação em Cinema (Lato Sensu - 360 hs/aula) pela PUC MG.
Tem experiência na área de Artes, com ênfase em crítica cinematografica, direção e roteiro, atuando principalmente no seguinte tema: cinema, literatura, televisão,cultura brasileira. Publicou os livros: Rogerio Sganzerla - Encontros, como organizadora, pela Azougue Editorial , Historia do Audiovisual Brasileiro, a convite da editora das Faculdades CCAA, Marco Altberg - Muitos Cinemas, pela editora da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo e O Livro das perguntas sem resposta, pela Editora Biblioteca 24horas e o conto Galo é amor, na coletânia Aqui É Galo, org: Paulo Henrique Silva - Editora Letramento (2019). Ja foi jurada e curadora de Mostras e Festivais de cinema no Brasil e convidada a ser jurada do Festival de Cinema de Concorto - Italia.
Ministrou aulas na área de audiovisual no Festival de Inverno da Ufmg em Diamantina e em outras instituições de formação Acadêmica e técnica.
Trabalha como roteirista de televisão e cinema ja tendo atuado junto às Produtoras: Raccord, Radiante Filmes, Pindorama Filmes, Lapidar Filmes, MAltberg e Canal Brasil.
Já escreveu críticas de cinema para o Jornal do Brasil , O Tempo e Estado de MInas.
Atualmente é assessora e comunicação da RioFilme e Dirige o documentário O Nascimento de Helo Teixeira (Raccord Produções), sobre Heloísa Buarque de Hollanda.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
