Ediana Maria Mascarello Finatto
Ediana Maria Mascarello Finatto - Possui Mestrado em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ. Dissertação: Uma vida, uma comunidade, um município: Historiografia crítica para os processos educacionais e socioculturais de Arvoredo (SC) Graduação em HISTORIA pela UNOESC - Campus Chapecó - UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (2002). Pós-Graduada em Ciências Sociais: História e Geografia pela FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - CELER FACULDADES DE CHAPECÓ; Graduação de CIÊNCIAS DA RELIGIÃO pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ- SC e Segunda Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade Educacional da Lapa FAEL. Professora efetiva da Rede Pública do Estado de Santa Catarina na Escola de Educação Básica Professora Benta Cardoso de ARVOREDO - SC. Atuação como professora universitária durante 5 anos no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) na Unochapecó.
Resumo: FINATTO, Ediana Maria Mascarello. Uma vida, uma comunidade, um município: historiografia crítica para os processos educacionais e socioculturais de Arvoredo (SC). 2014. 122 f. Dissertação (Mestrado em Educação) ? Universidade Comunitária da Região de Chapecó, Chapecó, 2014.
Com o objetivo de estudar a importância da historiografia crítica na construção de conhecimentos escolares e oportunizar a participação de novos atores no decorrer do processo histórico desenvolvemos a pesquisa, fundamentados na historiografia regional, na história oral e em documentos. O estudo busca caracterizar a população cabocla, verificando nos aspectos econômicos, sociais, culturais e religiosos a importância deste grupo na formação das primeiras comunidades da região oeste de Santa Catarina, especialmente em Arvoredo, objeto da pesquisa. Abordamos também a importância de compreender o valor atribuído à terra no dia a dia de cada grupo étnico, assim como o processo de alteridade e identidade que se constroem nas interações sociais que se estabelecem quando do contato entre os diferentes grupos. O retalhamento territorial a que foi submetida à região do antigo Cruzeiro também é evidenciada no sentido de tornar visível que as fronteiras não se constroem apenas com espaços físicos, estas, muito mais que os espaços físicos, demarcaram os espaços culturais da região. Assim, num processo de segregação os grupos que já estavam estabelecidos nessas novas demarcações territoriais são excluídos de seus habitats e caracterizados como não contribuintes do desenvolvimento. A religiosidade, ingrediente indispensável no seio cultural dos diferentes grupos, perpassou todo o processo de colonização, por isso, visibilizar a sua importância na formação histórica local é oportunizar o conhecimento de inúmeras práticas que colaboraram na manutenção da cultura cabocla, principalmente nos processos de ensino-aprendizagem que levem em conta a educação integral à formação integral.
Palavras-chave: Educação. Caboclos. Colonização. Religiosidade. Historiografia.
graduation at HISTORIA from UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA (2002), graduation at CIÊNCIAS DA RELIGIÃO from UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA REGIONAL DE CHAPECÓ (2013) and master's at EDUCAÇÃO from Universidade Comunitária da Região de Chapecó (2014). Has experience in History, focusing on History, acting on the following subjects: empoderamento, diversidade cultural, língua, educar and umbanda.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
