Possui Formação em Psicanálise Clínica, pela Abrapsi - Associação Brasileira de Psicanálise Insight (2019). Especialização em Gerontologia: a inserção do velho no mundo contemporâneo (2018). Concluído Estágio Pós-Doutoral com enfoque em Políticas Públicas para a Educação Inclusiva, sob a Supervisão da Profª Drª Anna Augusta Sampaio de Oliveira, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Filosofia e Ciências, Campus de Marília (UNESP/MARÍLIA) (2017). Possui título de Doutora em Educação, conferido pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da (UNESP/MARÍLIA) (2008), Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/MARÍLIA) (2002). Especialização em Educação Especial, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (UNESP/MARÍLIA) (1999). Graduação em Pedagogia pela Universidade do Oeste Paulista - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Prudente(UNOESTE) (1989). É Docente do Curso de Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas e no Curso de Letras Língua Portuguesa e Língua Inglesa e Respectivas Literaturas da UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS (UFT), Campus Universitário de Araguaina. Desenvolve estudos e pesquisas sob os enfoques laborativos em " Formação Geral e Específica de Profissionais dos Diversos Setores de Atendimento Público, de Professores, Coordenadores e Gestores da Educação, na perspectiva da Educação Inclusiva?: "Pedagogia do Envelhecimento"; "Ensino e Aprendizagem sobre TDG", "Políticas Públicas e Direitos Humanos para enfrentamento da Violência de Gênero" e "Inclusão Social". É membro do GEPIS - GRUPO DE PESQUISA EM INCLUSÃO SOCIAL, liderado pela Profª Drª Anna Augusta Sampaio de Oliveira, UNESP/MARÍLIA - Registrado na CAPES. Também é membro do Grupo de Pesquisa "Diferença, Desvio e Estigma", da UNESP/Marília, liderado pelo Prof. Dr. Sadao Omote Registrado na CAPES. Foi docente substituta do Departamento de Educação Especial da UNESP/MARÍLIA, no curso de Pedagogia. Lecionou no Ensino Básico, na Rede de Educação do Estado de São Paulo, com Cargo Efetivo durante 20 anos. Tem experiência docente em Educação Infantil, Educação Especial, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior, Gestão e como Assistente Técnico-Pedagógico, na Formação de Professores, Coordenadores e Gestores. Atualmente é professora Adjunta II na Universidade Federal do Tocantins (UFT), Campus Universitário de Araguaína. Foi Coordenadora do Curso de Pedagogia do PARFOR (UFT/PROGRAD/CAPes). Como atuação cidadã, participou de projetos de enfrentamento de situação de risco de famílias, crianças e adolescentes, bem como atuou como Conselheira Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente, do Conselho Municipal Antidrogas em Presidente Prudente, Estado de São Paulo e por duas gestões no Conselho Municipal de Educação de Araguaína- CME.
(Texto informado pelo autor)
graduate at Pedagogia from Universidade do Oeste Paulista (1989), master's at from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) and ph.d. at Educação from Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Has experience in Education, focusing on Educational Politics, acting on the following subjects: inclusao, educação, educação especial, formaçao de professores and medicina.