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Cristian Cechinel

Cristian Cechinel is graduated at Computer Science from the Federal University of Santa Catarina (1998) and has a master degree at Computer Science from the same University (2000). He is currently taking his PhD on "Information, Documentation and Knowledge" at the University of Alcalá, and he is an assistant Professor at the Federal University of Pampa. He has experience in the following subjects: Artificial Intelligence, Bayesian Networks and Computing in Education.
Possui doutorado em Ingenieria de la Información y del Conocimiento pela Universidad de Alcalá (Espanha), e mestrado e graduação em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina - Campus Araranguá. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação (PPGTIC) da UFSC, e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Computação da Universidade Federal de Pelotas. Atuou como editor associado da Revista Brasileira de Informática na Educação (triênio 2016-2018) e foi membro da Comissão Especial de Informática na Educação (CEIE) da Sociedade Brasileira de Computação (2015). Tem experiência nas áreas de mineração de dados educacionais e learning analytics, na construção de ferramentas para o apoio ao ensino, e na busca de métricas para a avaliação da qualidade de recursos educacionais dentro de repositório. Participa ativamente da Comunidade Latinoamericana de Objetos e Tecnologias de Aprendizagem (LACLO) tendo sido o coordenador do programa da conferência em 2013, 2014 e 2016. Integrou a equipe de projetos e redes de colaboração internacional voltados ao tema de tecnologias educacionais, tais como: Projeto IGUAL (Innovation for Equality in Latin America University - www.igualproject.org) financiado pelo programa ALFA III da União Européia (2011-2013), Red Iberoamericana para la Usabilidad de Repositorios Educativos financiada pelo CYTED (2013-2016), proyecto REMAR (red Mercosur para la accesibilidad y la generación colaborativa de recursos educativos abiertos) financiado pelo PASEM (2014-2015), e Proyecto "Modelos de predicción para la determinación de riesgo académico" financiado pela ANII - Uruguay (Agência Nacional de Investigación e Innovación - Uruguay)(2017-2018). Em 2020-2021 participou do projeto "Desarrollo de un modelo predictivo de riesgos de desvinculación educativa" que desenvolveu modelos preditivos para detecção precoce de estudantes em risco no ensino secundário do Uruguay e financiado pelo BID. Atualmente coordena o GT-LANSE (Learning Analytics como Serviço para Predição de Risco Acadêmico) financiado pela RNP.

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