Joaquim José da Cunha Júnior
Mineiro, natural de Belo Horizonte, Engenheiro de Produção pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Doutor Otimização para Sistemas de Produção pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais, onde também concluiu seu Mestrado em Produção e Logística. Possui experiência na indústria ocupando cargos de gestão como Gestor da Qualidade, Gerente de Produção e Gerente Geral. Foi consultor em vários projetos de Melhorias em Processos e de Implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade. Possui experiência docente em cursos de graduação e de pós-graduação em Engenharia e Gestão.
Docente no curso de Medicina nas Faculdades Integradas Padrão - FIPGUANAMBI. Ano: 2022.
Líder na Afya desde novembro de 2019, foi Diretor Geral da Faculdade Santo Agostinho em Itabuna, Bahia e Reitor da UniRedentor.
Professor Universitário desde 2012, também já atuou como Coordenador do curso e Diretor do Instituto.
Foi membro do Colégio de Instituições de Ensino de Engenharia do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG) de 2013 a 2018 exercendo mandato de Coordenador Estadual na Gestão 2017/2018.
Em 2017 participou ativamente das discussões para elaboração das novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos de Engenharia participando dos Fóruns promovidos pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Foi também membro efetivo, no biênio 2017 e 2018, do Grupo de Trabalho (GT) criado pelo CREA-MG e intitulado "Estruturas Curriculares e Atribuições Profissionais" com objetivo de discutir a formação das competências em Engenharia, criação e avaliação dos currículos e respectivas concessões de atribuições profissionais.
É um dos autores do livro ?Cartilha: Cadeias Produtivas do Estado de Minas Gerais. 1. ed. Belo Horizonte: Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Minas Gerais, 2017. v. 1. 144p? e do capítulo Percurso do aprendizado de sucesso do aluno de engenharia cursando disciplina na modalidade EAD, do livro ?USO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CONTRA EVASÃO E REPROVAÇÃO NA ENGENHARIA?. 1ed.Beau Bassin, Mauritius: Novas Edições Acadêmicas, 2018, v. , p. 50-64.
Em sua Tese de Doutorado (2017) apresentou um estudo dos indicadores de qualidade oficiais do Ensino Superior no Brasil e propôs um método de otimização para ganhos de desempenho no Índice Geral de Cursos (IGC) através da gestão das indicações docentes. A síntese dos resultados obtidos foi publicada em janeiro de 2018 no periódico "International Journal of Production Economics" (Qualis A1 para o grupo Engenharias III e Fator de Impacto 3,493) em trabalho intitulado "A linearized model for academic staff assignment in a Brazilian university focusing on performance gain in quality indicators".
bachelor's at Engenharia de Produção from Universidade Federal de Minas Gerais (2009) and master's at Production Engineering from Universidade Federal de Minas Gerais (2012). Has experience in Production Engineering, focusing on Production Management, acting on the following subjects: sequenciamento de máquinas, minimização de trocas de ferramentas, tool switch, android and recomendação.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
