Docente/Pesquisador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia ISC/UFBA. Colabora na elaboração e execução de projetos de pesquisa no Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Cooperação Técnica em Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT), programa que apoia a consolidação da Vigilância Epidemiológica em Saúde do Trabalhador na Rede Nacional de Atenção em Saúde do Trabalhador, com ações de pesquisa, ensino e cooperação técnica. Desenvolve e coordena projeto na área da Epidemiologia Ambiental, com atuação em comunidades de Salvador e Bahia.
Entre 2018 e 2019 realizou o Estágio Pós doutoral, com ênfase em Saúde do Trabalhador, no Programa Integrado de Ensino, Pesquisa e Cooperação Técnica em Saúde Ambiental e do Trabalhador (PISAT), pertencente ao Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia.
Doutor em Ciência - Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca - ENSP/Fiocruz-RJ (2014), onde desenvolveu estudos com a temática dos agrotóxicos. Sua tese teve como objetivo principal investigar as características demográficas, ocupacionais e comportamentais de trabalhadores rurais e familiares, buscando identificar possíveis associações entre exposição a agrotóxicos e efeitos sobre a saúde endócrina e reprodutiva.
Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2009), graduou-se em Ciências Biológicas/Licenciatura Plena pela mesma Universidade em (2002).
Como experiências internacionais, destaca um período de três meses na Universidade de Alicante/Espanha (2003) - participação em pesquisas sobre controle de pragas biológicas. Em 2006, durante 11 meses, morou em Brisbane, Austrália, com principal objetivo de aperfeiçoamento da língua Inglesa. Ainda, em 2017, por meio de um programa de internacionalização, durante dois meses, esteve na Escola Andaluzia de Saúde Pública, Granada/Espanha, desenvolvendo projetos em relação a temática agrotóxicos e saúde dos trabalhadores rurais.
Em relação à pesquisa, atualmente, em parceria com o Instituto de Investigación Biosanitaria de Granada - Ibs/Granada, pertencente a Universidade de Granada, realiza estudos epidemiológicos sobre a exposição ocupacional a agrotóxicos e os efeitos adversos à saúde dos trabalhadores agrícolas e população geral. Ainda, desenvolve projetos na área de saúde do trabalhador e epidemiologia ambiental.
Sobre a produção científica, até o momento, contribuiu para a publicação de 30 artigos científicos, 25 orientações de trabalhos de conclusão de curso, 1 dissertação de mestrado e 5 projetos de iniciação científica.
Aproximadamente 24 anos de experiência na docência (doze no ensino fundamental e médio e dez no ensino superior), ministra disciplinas de Epidemiologia, Bioestatística, Saúde Coletiva e Metodologia da Pesquisa.
Atuou por oito anos no Centro Universitário da Serra Gaúcha/FSG, Caxias do Sul, no ensino presencial e a distância, em cursos da área da saúde, ministrando disciplinas de Epidemiologia, Bioestatística, Saúde Coletiva, Genética e Parasitologia. Foi o coordenador pedagógico do Núcleo de Educação à Distância entre 2017 e 2018, coordenou o curso de Ciências Biológicas - Bacharelado em 2017, participou de NDEs de cursos, de núcleos de pesquisa e apoio operacional em coordenações de cursos da área da saúde. Entre 2015 e 2019 foi membro avaliador do Comitê de Ética em Pesquisa. Em 2018 e 2019 atuou como coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição.
Atualmente é membro e coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP/ISC/UBFA) e vice-coordenador da residência Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com concentração em Epidemiologia em Serviços de Saúde.