Aluízio Gonçalves Filho
Bacharel em Administração de Empresas,pela Faculdade São Luis(Jesuitas) em São Paulo, e Mestre em Administração, nas áreas de Administração e Planejamento , pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-Sp.Atuação profissional nas áreas de Gestão da Produção e Logística Empresarial, com interfaces em Tecnologia da Informação e Marketing.Exerceu as funções gerenciais de Superintendente de Manufatura ,Gerente de Produção,Gerente de Fabrica ,Gerente de Qualidade ,na área de manufatura e produção e Gerente de Suprimentos e Gerente de Materiais em Logística.Na área de manufatura, liderou modernização de equipamentos e processos em São Paulo e Belém, implantação de atividades de produção,qualidade e logística em fabrica no Rio Grande do Sul, e ainda neste estado participou como gerente associado, do planejamento, implantação e operação de fabrica de grande porte, e estado da arte em tecnologia de produção e acessórias.As experiências na área industrial, contemplam : operação de células de manufatura, sistemas automáticos de aquisição e tratamento de dados ,para controle da qualidade, processos automatizados de produção e equipes semi -autônomas em processo de produção e logística.No exterior, gerenciou planta industrial em Luanda (Angola).Na área de logística, desenhou e implementou ,sistema de abastecimento just-in-time, para fabrica, com fonte de abastecimento situada a 1500km de distância.Ainda na logística,atuou na área de Gestão de sobressalentes industriais,onde implantou sistema de estocagem automatica vertical modular, desenvolvimento e credenciamento de fornecedores,procurement,compras, aquisição de serviços e fretes, planejamento de transportes e expédição de produtos,além de exportação marítima e terrestre.Na interface da manufatura e da logística com TI, foi membro do comitê de informatica da área industrial, entre 1993 e 1997, e no período participou da mudança de plataforma baseada em Mainframe para Client-Server, de seleção e implantação de ERP(Oracle Manufacturing), do qual foi gerente do sub -sistema Inventory.Com a mudança de ERP (OM) para SAP R3, gerenciou a implantação em duas fabricas.Ainda em TI, gerenciou a implantação de WMS em três armazéns de materia prima, e um de sobressalentes.Na interface da manufatura com Marketing, foi membro do comitê de desenvolvimento de produtos, liderou o lançamento e full-operation de varios produtos, e participou do credenciamento de diversos fornecedores.Em logística e manufatura, participou como lider da equipe que ,estudou e desenvolveu ,plano de contingenciamento de exportações para o Mecosul, envolvendo empresas do grupo na Argentina,Chile e Brasil(em Buenos Aires), e realizou trabalhods de analise comparativa de produtividade e custos entre fabricas do Brasil e Venezuela(em Caracas) e Brasil e Argentina(em Buenos Aires)Na atividade acadêmica, atua como coordenador do curso de Administração da Faculdade de Ciencias Gerenciais da Bahia, onde também é professor de disciplinas nas áreas de Logística e Marketing. É professor na pós -graduação em Manufatura e Logística da Faculdade Ruy Barbosa e Unifacs.Foi ,ainda, professor da disciplina de Teoria do Planejamento na UNIRB, em sua faculdade de Administração Pública.
graduate at Administração de Empresas from Faculdade São Luis(Jesuitas) (1994) and master's at Administration from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1997). Has experience in Administration, acting on the following subjects: logistica empresarial, transnacionais, tecnologia da informação aplicada, revolução digital and comunicações.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
