André Pires Negrão
Graduado em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010), Doutorado em Geologia (Evolução Tectonossedimentar e Deformação Rúptil Cenozoica da Região da Bacia de Volta Redonda - Segmento Central do Rifte Continental do Sudeste do Brasil, RJ) pelo Programa de Pós-graduação em Geologia do Instituto de Geociências da UFRJ (2014).
Possui trabalhos acadêmicos nas áreas de Sedimentologia, Estratigrafia, Tectônica de Bacias e Geologia Regional. Os estudos mais relevantes foram desenvolvidos nas regiões das bacias de Larsen (Península Antártica), Sergipe-Alagoas, Santos e Campos (Margem Atlântica Leste e Sudeste), e região das bacias de Resende e Volta Redonda (Rifte Continental do Sudeste do Brasil); além de trabalhos de mapeamento nas faixas Brasília, Ribeira e Araçuaí.
De 2011 a 2016 foi Geólogo Pleno da PETROBRAS, lotado no CENPES, onde se dedicou, junto a Gerencia de Sedimentologia e Estratigrafia - GSE (2011-2014), à petrologia e estratigrafia de reservatórios carbonáticos, siliciclásticas e vulcânicos do Pré-sal das bacias de Santos e Campos, bem como de reservatórios siliciclásticos das bacias da Margem Equatorial e bacias paleozoicas interiores. Neste contexto, também atuou em operações geológicas de poços nas bacias de Sergipe-Alagoas, Espirito Santo, Campos e Santos.
Na Gerência de Geotectônica e Geologia Estrutural - GEOTEC - (2015/2016), desenvolveu trabalhos de sismoestratigrafia e análise estrutural das bacias de Santos e de Baja Guajira (Colômbia); e modelagem estratigráfica e estrutural em carbonatos neoproterozoicos (Fm. Salitre) na região norte da Chapada Diamantina, Morro do Chapéu-BA.
Atualmente (fev/2016 ao presente), é Professor Doutor (Ref. MS-3, RDIDP) integrante do quadro permanente de docentes do IGc/USP, ministrando as disciplinas de Geologia do Brasil/Fanerozoico; Mapeamento de Terrenos Sedimentares; Geomorfologia e Fotogeologia; Sensoriamento Remoto; Geoprocessamento; e Introdução às Geotecnologias.
No âmbito da pesquisa, está investigando aspectos diveros da evolução fanerozoica do sudeste do Brasil, com especial destaque para a Tectônica e Sedimentação Mesozoica-Cenozoica do Sistema Serra do Mar-Plataforma Continental de Santos (Proj. CNPq - Processo: 433183, 2017-2020); e, Estratigrafia de Alta Resolução de Seções Eocretáceas (Hauteriviano-Barremiano) das Bacias da Margem Leste e Sudeste Brasileira (Redes Temáticas Petrobrás - 2020-2025). Também é pesquisador associado em projetos de pesquisas diversos, com atuação nas áreas de estratigrafia, tectônica e cartografia geológica.
Has experience in Geosciences, focusing on Stratigraphic, acting on the following subjects: bacia de volta redonda, gráben da casa de pedra, james ross, antártica and formação ribeirão dos quatis.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos