Luciano Campos Rodrigues
Sou mestre em engenharia de produção (UFSC/2004), graduação em engenharia mecânica (UDESC/2000). Minha experiência no exterior foi em dois cursos, ambos no Japão como bolsista da Japan International Cooperation Agency (JICA), onde tive a oportunidade de absorver conhecimento, ter contato com a cultura japonesa. Primeiramente na Polytechnic University Japan no curso ?Robot Technology Course for Vocational Training Instructors?, entre 2003 e 2004. Este curso teve, além do aprender fazendo, visitas técnicas em diversas empresas e universidades onde constatamos a aplicação do modelo de Tríplice Hélice de Etzkowitz e Leydesdorff (2000).
Em 2007, retornei para o curso ?Cleaner Production in Process Industries?, promovido por Kitakyushu International Techno-cooperative Association (KITA). Nesse curso o objetivo foi transferir conhecimentos e ferramentas para melhoria das habilidades na busca de soluções para problemas ambientais na indústria e sociedade. Visitamos diversas empresas de setores diversos com aprendizado das suas soluções.
Com a absorção de todo este conhecimento me possibilitou atuar profissionalmente em três competências: educação, sustentabilidade ambiental e gestão de projetos de inovação para a indústria 4.0.
Atualmente, trabalho no ?Project Management Office? (PMO) do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, em Florianópolis, na gestão de projetos de inovação com foco na Indústria 4.0, aplicando os conceitos de Sistemas ciber-físicos, Internet das Coisas e Computação em Nuvem nas empresas cliente. Os financiadores são de diversas fontes como a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial ? EMBRAPII, Edital de Inovação para a Indústria ? SESI/SENAI, PETROBRAS e venda direta.
Além disso, trabalhei no corporativo da FIESC/SENAI por aproximadamente 10 anos. Inicialmente como coordenador de negócios do serviço de consultoria ambiental, buscando a sustentabilidade financeira, novos clientes, gestão de projetos em parceria com o SENAI Departamento Nacional (DF). Em 2012 iniciou um projeto de relevância coorporativa que coordenei, foi a implementação do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental - IST Ambiental, e do IST Têxtil, Vestuário e Design, ambos em Blumenau/SC. O projeto tinha quatro (4) pilares fundamentais: pessoas capacitadas, atualização tecnológica, nova infraestrutura laboratorial, parcerias estratégicas e mercado.
Seguindo nesse período, estive a frente do projeto de inovação de Design Estratégico, num grupo de empresas do setor têxtil e vestuário e calçados, utilizando o couro de peixe de tilápia. Foi uma parceria do SENAI/ Departamento Nacional e a Poli.Design de Milão (Itália). Sou autor do projeto ?Melhoria de Projeto aplicando Ecodesign?, com a participação de quatro empresas de grande porte, patrocinado pelo SENAI/Departamento Nacional e empresas.
Na área ambiental e eficiência energética coordenei projeto de consultoria e capacitações em parceria com a GIZ - Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (Agência Alemã de Cooperação Internacional), com aplicação em industrias de SC. Coordenador de projeto, em parceria com a Universidade de Stuttgart (ALE), para melhoria da eficiência no tratamento de efluentes num grupo de industrias.
Coordenação em SC do Programa Brasil mais Produtivo - Eficiência Energética. O objetivo era o aumento da eficiência energética dos sistemas produtivos, e foi executado em vinte (20) indústrias do estado.
Trabalhei também como professor de curso técnico no IFSC/Florianópolis (2002/2003), professor na Universidade do Planalto (UNIPLAC) e coordenador de curso de graduação no SENAI em Lages.
graduation at Engenharia Mecânica from Universidade do Estado de Santa Catarina (2000) and master's at Production Engineering from Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Has experience in Robotics, Mechatronic and Automation, acting on the following subjects: inovação tecnológica, tecnologia têxtil, automação, ensino-aprendizagem and empreendedorismo.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
