Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/2015). Especialista em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/2016) e Pedagogo pela Faculdade de Ciências e Tecnologia do Maranhão (FACEMA/2012). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ) (https://grupopolifonia.wordpress.com) e do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade (UEMA/CPNQ). Associado do GT 8 - Formação de Professores da ANPED e da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Seus estudos, pesquisas e orientações tematizam: a Formação de Professores/as (da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e cursos de licenciaturas); Cotidiano Escolar; Saberes, Identidade e Subjetividade Docente; Desenvolvimento e Aprendizagem Profissional da Docência; Professores/as Iniciantes; Currículo; Memória, Histórias de vida e Pesquisaformação Narrativa (Auto)Biográfica em Educação. É Professor Adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA)/Campus Codó-MA. ORCID: http://orcid.org/0000-0003-1893-1316. E-mail: joelsonmorais@hotmail.com