Professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Possui Licenciatura Plena em História pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado e Doutorado em História pela Universidade de Poitiers-França. Temas de interesse: história indígena, etno-história, educação, memória. Coordena o Laboratório de História Indígena - LABHIN. Integra a Linha de Pesquisa no PPGH: História Indígena, Etno-história e Arqueologia. Orienta Mestrado e Doutorado. É autora e co-autora de artigos científicos com ênfase em história indígena. Ministra aulas na graduação de: História Indígena - LEHIND - Laboratório de Ensino de História Indígena e os Tópicos: Indios: Cotidiano e Representação; Usos da Memória em Etno-história; Mitologia e Lendas Ameríndias. Na Pós-Graduação atua nas disciplinas: Memória e Identidade na perspectiva da etno-história; Leituras em etno-história. Docente em Cursos de formação e atualização de professores indígenas em SC e AM (Kaingang, Xokleng/Laklãnõ, Guarani, Kambeba, Ticuna, Kokama, Mayoruna) e não indígenas das redes municipais e estaduais de ensino. Autora e organizadora de material didático e paradidático voltado para escolas indígenas e não indígenas. Foi coordenadora do Curso de graduação: Licenciatura Intercultural Indígena do Sul da Mata Atlântica - Guarani, Kaingáng e Xokleng. Coordenadora de Estágios e integra o Colegiado do Curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFSC. Coordenou o Observatório da Educação Escolar Indígena e o Projeto do Observatório da Educação: Ensino Saberes e Tradição: elementos a compartilhar nas escolas da Terra Indígena Xapecó/SC com financiamento da CAPES/DEB/INEP.
graduate at Licenciatura Plena Em História from Universidade Federal de Santa Maria (1985), master's at DEA EN HISTOIRE from Universite de Poitiers (1990) and ph.d. at Doctorat En Histoire from Universite de Poitiers (1996). Has experience in History, focusing on History, acting on the following subjects: kaingáng, etno-história, educação, memória and indígenas.