Davi Viuge Iff de Mattos
Davi Viuge Iff de Mattos iniciou a sua carreira como pesquisador e professor de Geografia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Naquela instituição ingressou no Programa de Educação Tutorial (PET) e focou as suas pesquisas nas Redes Geográficas em determinados contextos Geopolíticos. A sua monografia foi orientada pelo professor Helion Póvoa Neto e teve como objeto as Redes de Tráfico e Contrabando de Seres Humanos valendo-se de três estudos de casos, a saber: a rede de tráfico sexual feminina na região do Leste Europeu, a rede de contrabando de imigrantes chineses e a rede de contrabando de refugiados no Sri Lanka.
Dando continuidade aos seus estudos ingressou no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) onde foi bolsista da CAPES e desenvolveu a dissertação de mestrado orientada pelo professor Frédéric Monié. A pesquisa voltou-se para os projetos logísticos de escoamento de mercadorias do agronegócio por parte dos atores hegemônicos daquele setor no Mato Grosso. Os projetos analisados se ateram à rota alternativa na direção do Oceano Pacífico, atravessando a Bolívia convergindo nos portos peruanos e chilenos; e na direção da Bacia Amazônica onde foram abordados os processos de instrumentalização e gestão do território balizados em corredores intermodais como o da HERMASA, e o não concluído que tem como base a BR-163. Nos escritos da pesquisa foram discutidos as políticas territoriais desses atores e as resistências encontradas em diversas escalas geográficas no processo de ordenamento logístico.
No processo de doutoramento, realizado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF), foi orientado pelo professor Carlos Alberto Franco da Silva e obteve financiamento de bolsa uma vez mais pela CAPES. A pesquisa de doutorado deu continuidade ao agronegócio no Mato Grosso, desta vez enfocando a geopolítica dos atores hegemônicos do agronegócio do Mato Grosso na América do Sul por intermédio de projetos logísticos interescalares, outrossim, enfocando a resistência por parte de atores contra-hegemônicos - tais quais Organizações Não Governamentais ligadas aos segmentos ecológicos e determinadas etnias indígenas sulamericanas - frente aos rebatimentos multiescalares desencadeado pelos mesmos projetos.
Os resultados de suas pesquisas podem ser verificados em artigos publicados em revistas como a GEOUERJ; a revista Encontros do Departamento de História do Colégio Pedro II; capítulos de livros como Mundos em Movimento. Ensaios Sobre Migrações; Novos Caminhos para Velhos Problemas: A Geografia no Programa de Educação Tutorial; artigos publicados em Congressos como o III Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território; o XVII Encontro Nacional de Geógrafos.
graduate at Geografia from Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) and master's at Geography from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Has experience in Geography, focusing on Geography of the Population, acting on the following subjects: rede, tráfico de seres humanos e migrações, contrabando de refugiados, pet, enapet, semana de iniciação cientifica and cinelândia.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
