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Victor Hugo Neves de Oliveira

Artist and Researcher of Performing Arts. Professor at the Department of Performing Arts of the Federal University of Paraíba (2013) where he ministers teaching activities for the courses of Degree in Dance, Degree in Theatre and Bachelor in Theatre. Permanent Professor of the Professional Master in Arts/UFPB (2019) where he collaborates with the development of research on the education of ethnic-racial relations in the context of the Performing Arts. Researcher contemplated with the internal call for Research Productivity, PROPESQ/PRPG/UFPB N 03/2020 (2020). PhD in Social Sciences by the Universidade do Estado do Rio de Janeiro with a doctoral internship in Anthropology of Dance at the Université Paris-Nanterre (2016). Master in Art Science from Universidade Federal Fluminense (2011) and Bachelor in Dance from Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Co-founder of the Black and Black Artists Forum of Paraíba. Member of the National Association of Researchers in Dance (ANDA) and the Brazilian Association of Black Researchers. He is a member of the working group O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de decolonização of the Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE) and the research group CosMover: dança em perspectivas pluriepistêmicas. She leads the research group Cena Preta - Quilombo where he investigates the impact of hegemonic referentialities on university dance training and coordinates the extension project Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB. This project has been funded by the UFPB, FUNESC, SESC Paraíba, Centro Cultural Banco do Nordeste, Itaú Cultural, Lei Aldir Blanc, Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, among others. Regarding publications in periodicals, the following stand out Dança e racismo: apontamentos críticos sobre o ensino de história da dança (Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022); Batuque na cozinha, sinhá não quer: em defesa do conceito de teatro preto (Revista Moringa - Artes do Espetáculo, 2021) and Não vai no de serviço, se o social tem dono, não vai: considerações sobre ensino de arte e combate ao racismo (Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, 2021). The following book chapters were also published: Alive or Dead: Considerations on Dance Education as a Genocidal Technology (Book: Poetics and Politics of Scene, in press); Nobody Lets Go: The Strengthening of a Dance Community as a Decolonial Attitude (Book: Decoloniality in the Performing Arts II, 2022) and Racial quotas in the Aldir Blanc law: afrocentricity and the presence of black/black artists in the cultural scene of João Pessoa/PB (Book: Afrocentricity: contributions to research and social practices in Brazil, 2021). He collaborates as ad hoc reviewer with numerous journals in the Arts Area and worked as thematic editor of the Dossier on Racism in Revista Coletiva of Fundação Joaquim Nabuco (Pernambuco).
Artista e Pesquisador das Artes da Cena. Professor do Departamento de Artes Cênicas da Universidade Federal da Paraíba (2013) onde ministra atividades de ensino para os cursos de Licenciatura em Dança, Licenciatura em Teatro e Bacharelado em Teatro. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Artes/UFPB (2019) onde colabora com o desenvolvimento de pesquisas sobre a educação das relações étnico-raciais no contexto das Artes da Cena. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Performances Culturais/UFG (2022) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas/UFRN (2022). Pesquisador contemplado com a chamada interna Produtividade em Pesquisa, PROPESQ/PRPG/UFPB N 03/2020 (2020). Pós-Doutor em Cultura e Artes no Programa Eixos Temáticos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (2023). Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com estágio doutoral em Antropologia da Dança pela Université Paris-Nanterre (2016). Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2011) e Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Cofundador do Fórum de Artistas Pretas e Pretos da Paraíba. Membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Dança (ANDA) e da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as. Integra o Grupo de Trabalho O Afro nas Artes Cênicas: performances afrodiaspóricas em uma perspectiva de decolonização da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE), o Grupo de Pesquisa CosMover: dança em perspectivas pluriepistêmicas (UFPB) e o Grupo de Pesquisa Poéticas Decoloniais nas Artes da Cena (UFRN). Lidera o Grupo de Pesquisa Cena Preta - Quilombo (UFPB) onde desenvolve investigações sobre o impacto das referencialidades hegemônicas na formação universitária em dança e coordena o projeto de extensão Coletivo de Dança Redemoinho/UFPB, contemplado em editais de produção artística da UFPB, da FUNESC, do SESC Paraíba, do Centro Cultural Banco do Nordeste, do Itaú Cultural, da lei Aldir Blanc, do Centro Coreográfico da Cidade do Rio de Janeiro, dentre outros. Quanto às publicações em periódicos destacam-se: Dança e racismo: apontamentos críticos sobre o ensino de história da dança (Revista Brasileira de Estudos da Presença, 2022); Batuque na cozinha, sinhá não quer: em defesa do conceito de teatro preto (Revista Moringa: Artes do Espetáculo, 2021) e Não vai no de serviço, se o social tem dono, não vai: considerações sobre ensino de arte e combate ao racismo (Pós: Revista do Programa de Pós-graduação em Artes da Escola de Belas Artes da UFMG, 2021). Destacam-se, igualmente, quanto às publicações de capítulos de livros: Vivo ou morto: Considerações sobre ensino de dança como tecnologia genocida (Livro: Poéticas e Políticas da Cena, no prelo); Ninguém solta a mão de ninguém: o fortalecimento de uma comunidade de dança como atitude decolonial (Livro: Decolonialidade nas Artes da Cena II, 2022) e Cotas raciais na lei Aldir Blanc: afrocentricidade e presença de artistas pretas/pretos no cenário cultural de João Pessoa/PB (Livro: Afrocentricidade: contribuições para pesquisas e práticas sociais no Brasil, 2021). Colabora como parecerista ad hoc com inúmeros periódicos da Área de Artes e trabalhou como editor temático do Dossiê Racismo na Revista Coletiva da Fundação Joaquim Nabuco (Pernambuco).

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