Christiane Ribeiro de Abreu
Graduation at Engenharia Metalúrgica from Universidade Federal de Ouro Preto (1998) and master's at Engineering from Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (2016). Has experience in Power Engineering, focusing on Power Engineering
Sou engenheira metalúrgica e materiais pela UFOP, mestre e doutora em engenharia de petróleo pela UENF. Durante o mestrado e doutorado tive a oportunidade de trabalhar como bolsista do PRH 226 que proporcionou uma pesquisa com análise de dados geofísicos e petrofísicos dos campos carbonáticos do pós-sal (Carbonatos Albiano - Campos de Linguado e Enchova). Neste período propus e viabilizei o curso de carbonatos para engenheiros, esse curso foi transformado em uma disciplina da pós-graduação e foi ministrados por consultores Petrobrás, em parceria academia/indústria proporcionando aos alunos um conhecimento em geologia, petrofísica e sísmica de carbonatos.
Para tratamento dos dados trabalhei com o software Iteractive Petrophysics (IP), software utilizado na Petrobrás e outras empresas do setor. Desta forma sugeri, organizei e viabilizei o curso de IP, para os alunos da pós-graduação, em nova parceria academia/indústria. Os resultados com esses carbonatos foram apresentados em congressos nacionais e internacionais como o EAGE 2019 (London) e 2016 (Vienna), sendo esse premiado como um dos melhores trabalhos pela EAGE 2016 (78th EAGE Conference and Exhibition 2016, Vienna, Austria).
Tive a oportunidade também de trabalhar no projeto de desenvolvimento de novas tecnologias aplicadas a perfilagem de poço, foi proposto, assim como no caso do NMR, a aplicação da técnica de ressonância paramagnética eletrônica (EPR) em rochas carbonáticas saturadas com petróleo. O intuito deste trabalho foi identificar e separar as assinaturas do óleo e da litologia e comprovar que a técnica contribui como perfil litológico e geoquímico fornecendo informações sobre a composição das rochas, presença de petróleo e identificação de metais (V) no óleo. O resultado deste trabalho foi apresentado no IMOG 2019 (29th International Meeting on Organic Geochemistry. Gothenburg, Sweden). Um artigo foi publicado e elogiado pela revista Energy & Fuels e outro pela Journal of Petroleum Science and Enginneering.
Para o desenvolvimento deste trabalho utilizei os softwares EASY SPIN/Matlab e R, para tratamento dos dados e análise estatística multivariada, análise que considero fundamental para as publicações.
Com intuito de proporcionar conhecimento de alta qualidade e atualizado para os alunos do programa propus e viabilizei também o seminário de alteração hidrotermal de reservatórios carbonáticos do pré-sal, com consultor referência em carbonatos do Pré-sal.
Antes de retornar a academia trabalhei na indústria do petróleo (unidade Petrobrás Amazonas) e siderurgia (Arcellor Mittal e Usiminas), desta forma meu trabalho na academia foi desenvolvido aproximando a pesquisa das necessidades da indústria, buscando uma pesquisa aplicável, teórica e inovadora. Na indústria participei da implantação do sistema SAP/R3 (custo e produção) na Usiminas, trabalhei com SAP/R3 também na Petrobrás, gerencia de planejamento de manutenção e inspeção (NR13) de equipamentos, unidade Amazonas. No grupo Arcelor Mittal um fato relevante foi a inspeção, feita na cidade de Wuxi - Jiangsu - China, de todas as grelhas do forno de sinterização da empresa. Este fato é relevante porque a parada para troca acarreta em grande perda de produção por longo período, desta forma o lote substituto precisa garantir o pleno funcionamento do equipamento por anos.
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
