Bachelor in Oceanology at Fundação Universidade do Rio Grande (1982), Master in Biological Sciences (Environmental Byophysics) at Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991) and Ph.D. in Ecology Evolution Marine Biology at University of California, Santa Barbara (2000). Has experience in environmental impacts studies in aquatic ecosystems, aquatic community ecology, bioassesment in aquatic ecosystems, environmental process in aquatic ecosystems, limnology, numerical ecology.
Graduado em Oceanologia pela Universidade Federal do Rio Grande (1982); Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1991); e Doutor em Ecology, Evolution and Marine Biology pela University of California Santa Barbara (2000).
Professor e pesquisador da Universidade do Vale do Itajaí, na área de Ecologia, de 2000 à 2022, tendo como ênfase a área de Impactos Ambientais em Ecossistemas Aquáticos. Foi coordenador de projetos na Multiservice Engenharia Ltda (1991/95); coordenador de Ictiologia e Pesca na Equipe de Meio Ambiente na Sondotécnica Engenharia de Solos S.A. (1986/90); e assistente técnico responsável pelo setor de Hidrobiologia da Estação de Pesquisas e Desenvolvimento Ambiental da Companhia Energética de Minas Gerais ? CEMIG (1984/86). Atualmente como consultor senior para estudos ambientais em ecossistemas aquáticos pela EcoAquatica ? Pesquisa, Desenvolvimento e Consultoria Ambiental Ltda, e consultor da FAO para análise de riscos sobre a introdução de espécies exóticas em ambientes aquáticos.
Como analista ambiental atua há mais de trinta e cinco anos em desenvolvimento de trabalhos de caracterização, monitoramentos e avaliação de impactos em ambientes aquáticos, executando trabalhos sobre ecologia de organismos aquáticos, ictiologia e pesca, em rios, lagos naturais, reservatórios, ambientes estuarinos e marinhos; estudos de impactos para licenciamentos ambientais para construção e operação de empreendimentos hidrelétricos e termoelétricos, complexos industriais siderúrgicos, metalúrgicos e refinarias de alumínio, obras de contenção de cheias, irrigação e saneamento, emissários submarinos, rodovias e ferrovias, terminais portuários e dragagens, mineração, óleo e gás, instalações nucleares. Dentre as atividades atuais destacam-se estudos de segurança hídrica em situações de rompimento de barragens de rejeitos de mineração; caracterização e avaliação ambiental de ecossistemas aquáticos; estudos sobre ictiofauna (caracterização, monitoramento, e rotas migratórias) em empreendimentos hidrelétricos; estudos da Componente Indígena para segurança alimentar.