VANICLEIA SILVA-SANTOS é Curadora Associada da Coleção de Arte Africana do Penn Museum, na University of Pennsylvania.
Professora Associada de História da África da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) de 2010 a 2022, onde continua orientando pesquisa de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em História.
Suas pesquisas se concentram na História da África e suas diásporas.
Editou quatro livros sobre cultura material na África: "Comércio de marfim no mundo atlântico: (séculos XV a XIX)" (2018); "Marfim no mundo moderno: comércio, trânsito, fé e status social (séculos XVI a XIX)" (2017); "África e Brasil no Mundo Moderno" (2012); e "Arqueologia e história da cultura material na África e na diáspora africana" (2018). Seu último livro editado, "Cultura, história intelectual e patrimônio na África Ocidental (séculos XV-XX)" (2019) foi realizado em parceria entre a UFMG e o INEP - Guiné-Bissau.
Silva-Santos é Doutora em História, membro do Comitê Científico Internacional da UNESCO para o Nono Volume da História Geral da África, sendo a editora do volume X, que trata das Diásporas Africanas. Finalmente, ela está concluindo um livro sobre Mulheres na Guiné-Bissau no século XVII e está editando um catálogo para as Galerias da África do Penn Museum.
graduation at História from Universidade do Estado da Bahia (1998), master's at History from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) and doctorate at History from Universidade de São Paulo (2008). Has experience in History, acting on the following subjects: história da áfrica, áfrica, história de moçambique, história de angola and marfim africano.