Doutora e Mestre em Linguística - UNICAMP. Doutorado-Sanduíche (Paris VII). Licenciada em Língua e Literatura Portuguesa - FAFIC/Colatina.
Diretora do IPOL Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Políticas Linguísticas.
Coordenadora no IPOL da Cátedra Unesco Políticas Linguísticas para o Multilinguismo. Vice-lider do Grupo de Pesquisa CNPq: Observatório de Políticas Linguísticas. Representante do IPOL no Grupo de Trabalho Nacional para a Década Internacional das Línguas Indígenas (2022-2032), UNESCO.
Atua nas áreas de Política Linguística e Educacional, Metodologias de Investigação e Mapeamento de Línguas, Diagnósticos Sociolinguísticos.
Presta consultoria e assessoria a programas nacionais e internacionais como:
Princípios Teóricos e Pedagógicos e Orientações Metodológicas para Projetos de Ensino em Escolas de Fronteira e para a Formação de Professores Organização dos Estados Ibero-Americanos (OEI), A Docência Plural: formação em interculturalidade e bi-Multilinguismo (OEI, curso ON LINE, plataforma da ENAP);
Consolidação e Avaliação das Políticas Públicas para a Diversidade e Inclusão (SECADI/MEC/Governo Federal e UNESCO), Documento Orientador para Políticas Linguísticas e Educacionais dos Povos Apurinã e Jamamadi-Deni, Médio Purus, Amazonas (COMIN) e Programa Escolas Interculturais Bilingues de Fronteira (MEC e SEM/MERCOSUL).
Elabora e coordena projetos de pesquisa como: Inventário da Língua Pomerana/ILP (IPOL e CFDD/Ministério da Justiça)); Vocabulário das Línguas Brasileiras - Pomerano/VOLB-Pomer (Parceria entre IPOL,ILP e LABPEC Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem, UFF); Inventário do Hunsrückisch Língua Brasileira de Imigração (IPOL/UFRGS e IPHAN);Projeto Piloto Inventário da Língua Guarani Mbyá (IPOL e IPHAN); Levantamento Sociolinguístico do Fá d'Ambô, Guiné Equatorial (Instituto Internacional da Língua Portuguesa IILP) e Observatório da Educação na Fronteira/OBEDF (CAPES), Censo Linguístico nos Municípios de Santa Maria de Jetibá, Espírito Santo, e Antônio Carlos, Santa Catarina.
graduate at Licenciatura Plena em Letras: Língua e Literatura from Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Colatina (1985), master's at Lingüística from Universidade Estadual de Campinas (1995), ph.d. at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (2001) and ph.d. at Linguistics from Universidade Estadual de Campinas (1998). Has experience in Linguistics, focusing on Linguistics, acting on the following subjects: discurso, tecnologia, memória, acervo/arquivo and história das idéias.