Possui graduação em Física, Bacharelado (1994) e Licenciatura (2000), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ; mestrado (1997) e doutorado (2003) em Ciências Físicas pelo Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - CBPF. Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, onde atua: i) no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências - PROPEC, credenciado no Mestrado Profissional e no Doutorado Profissional; ii) nas Licenciaturas em Física, em Matemática e em Química e iii) no Ensino Médio Técnico. No IFRJ, contribuiu na construção do PROPEC, vinculado à área de concentração de Ensino na CAPES, e atuou como coordenador por sete anos. Por tanto, credenciado no PROPEC desde a sua fundação. Atualmente, as atribuições profissionais no IFRJ são como coordenador do curso de Licenciatura em Física e como docente e orientador. Na pesquisa e desenvolvimento científico, tem experiência na área de Física da Matéria Condensada, com ênfase em Magnetismo, atuando principalmente nos temas, a saber: formação de momentos magnéticos e cálculo de campos hiperfinos de impurezas em matrizes ferromagnéticas e em intermetálicos. Na pesquisa em Ensino de Física, é interessado em temas relacionados a estratégias didáticas, aprendizagem ativa combinada à experimentação e às tecnologias digitais de informação e comunicação e desenvolvimento de materiais instrucionais didáticos pedagógicos.
Undergraduate in Physics (1994) and Physics Teacher (2000) from the State University of Rio de Janeiro - UERJ; master's degree (1997) and doctorate (2003) in Physical Sciences from the Brazilian Center for Physical Research - CBPF. He is currently a Full Professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro - IFRJ, Campus Nilópolis, where he works: i) in the Stricto Sensu Graduate Program in Science Teaching - PROPEC, accredited in the Professional Master's Degree and Professional Doctorate; ii) in the Degrees in Physics, Mathematics and Chemistry and iii) in Technical High School. At IFRJ, I contributed to the construction of PROPEC, linked to the area of concentration of Teaching at CAPES, and served as coordinator for seven years. Therefore, accredited by PROPEC since its foundation. His professional attributions at IFRJ are as coordinator of the Degree course in Physics and as a teacher and advisor. In scientific research and development, he has experience in Condensed Matter Physics, emphasising Magnetism, acting mainly on forming magnetic moments and calculating hyperfine fields of impurities in ferromagnetic and intermetallic matrices. In research in Physics Teaching, he is interested in topics related to didactic strategies, active learning combined with experimentation and digital information and communication technologies and the development of pedagogical didactic instructional materials.