Publicações no BrCris
 

Eileen Pfeiffer Flores

Meu nome é Eileen Pfeiffer Flores e sou Professora Associada do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília. Possuo graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1995), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1997) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2003). Recentemente (2019-2020) fui Professora Visitante no King's College, em Londres, onde realizei estudos nos campos de Filosofia da Ação e Filosofia da Psicologia. Minhas experiências de ensino e pesquisa incluem tópicos de filosofia da psicologia, psicologia da aprendizagem e psicologia da leitura. Meus interesses de pesquisa incluem questões conceituais e epistemológicas em psicologia; desenvolvimento da linguagem, especialmente nos contextos literatura; leitura compartilhada e compreensão de leitura em crianças, adolescentes e adultos neurotípicos e neurodivergetes. Atualmente, as pesquisas têm se centrado no impacto da leitura literária compartilhada na compreensão narrativa, auto-revelação, empatia e interação. Supervisiono projetos de graduação e pós-graduação em tópicos relacionados, como empatia e leitura literária, atenção compartilhada no contexto de contar histórias compartilhadas e o impacto da leitura dialógica na auto-revelação entre adolescentes com Diabetes Tipo 1. Fundei o Projeto de Extensão Universitária "Livros Abertos: Aqui Todos Contam!", que promove a leitura compartilhada e o prazer da literatura em escolas e outros ambientes comunitários.
My name is Eileen Pfeiffer Flores. I am Associate Professor at the Department of Basic Psychological Processes at the University of Brasília. I hold a degree in Psychology from the University of Brasília (1995), a Masters in Psychology from the University of Brasília (1997) and a PhD in Psychology from the University of Brasília (2003). Recently, I was recently Visiting Professor at King´s College, London (2019-2020), where I carried out post-doctoral studies and research in the field of the Philosophy of Action and Philosophy of Psychology. My teaching and research experiences include topics in Philosophy of Psychology, Psychology of Learning, and the Psychology of Reading. My research interests include conceptual and epistemological issues in Psychology; language development, especially in the contexts of literacy and literature; shared reading and reading comprehension with neurotypical and neurodiverse children, adolescents and adults. My latest interests have centered on the impact of literary shared reading on narrative comprehension, self-disclosure, empathy and social interaction. I supervise undergraduate and graduate projects on related topics, such as empathy and literary reading, shared attention in the context of shared storytelling and the impact of dialogic reading on self-disclosure among teenagers with Type One Diabetes. I founded the University Outreach Project "Livros Abertos: Aqui Todos Contam!" (Open your Books: Let's share our Stories!), which promotes shared reading and the enjoyment of literature in schools and other community settings.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •