Eduardo Vicente is Associate Professor (tenured) at the Film, Radio and Television Department of the School of Communication and Arts of University of São Paulo (USP) since 2006. He coordinates the MidiaSon Research and Audio Production Group and received a Research Fellowship ? Productivity Level 2 from CNPq (Brazilian National Research Council). He´s also the editor of Novos Olhares Journal (www.revista.usp.br/novosolhares). He holds a Ph.D. in Communication Sciences from USP, and an M.A. in Sociology and B.A. in Popular Music from the University of Campinas. He previously undertook two post-doctoral research projects, one at Birmingham City University in 2014 focusing on music industry and the second and third at University Complutense of Madrid, in 2018 and 2023, on radio and podcasts. He has published works in popular music, music industry, radio and podcasting.
Livre-Docente do Departamento de Cinema, Rádio e TV (CTR) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA). Bacharel em Música Popular e mestre em Sociologia pela Unicamp, doutor em Ciências da Comunicação e Livre-Docente em Som para Meios Audiovisuais pela ECA/USP. Realizou estágios pós-doutorais pela Faculty of Arts, Design and Media da Birmingham City University, BCU (Reino Unido, 2014) e pela Facultad de Ciencias de la Información da Universidad Complutense de Madrid, UCM (Espanha, 2018 e 2023). É editor da Novos Olhares: revista de estudos sobre práticas de recepção a produtos midiáticos (www.revistas.usp.br/novosolhares), coordenador do MidiaSon: Grupo de Estudos e Produção em Mídia Sonora, credenciado junto à ECA/USP e ao CNPq, e do GT Estudos Radiofônicos da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós. Bolsista de Produtividade em Pesquisa PQ 2 do CNPq desde 2014 e pesquisador Associado ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática, NeuroMat (FAPESP/IME/USP) desde 2019. Suas pesquisas e publicações estão vinculadas à música popular, indústria fonográfica, rádio e podcasting.