** VÍNCULO PROFISSIONAL: Professor Adjunto do Departamento de Educação em Ciências (DEC) do Instituto de Ciências Biológicas IV (ICB) da Universidade Federal de Goiás (UFG). ** FORMAÇÃO ACADÊMICA: Doutorado (2019) e Mestrado (2016) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), vinculado à linha de pesquisa Educação, Linguagem e Tecnologia; Especialização - MBA em Gestão do Ensino Superior (2019) pela UCS; e Graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas pela UCS (2014). ** ATUAÇÃO PROFISSIONAL: Professor no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da UFG, mestrado e doutorado acadêmico; Professor no Curso de Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da UFG; Vice-Coordenador do Curso de Ciências Biológicas - Licenciatura; Membro da Comissão de Atividades de Extensão e Cultura - CAEX ICB; e Presidente do Núcleo Docente Estruturante do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. ** OUTRAS INTERFACES PROFISSIONAIS: Professor extensionista, participante do Projeto Rondon; Revisor de Periódicos nacionais e internacionais; Integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - BASis. ** CAMPO TEÓRICO E INVESTIGATIVO: meus interesses de pesquisa dialogam com diferentes áreas da Educação e do Ensino de Ciências e Biologia. Em especial, dedico-me às investigações do campo da Educação Ambiental, em ambientes formais e não formais, e da perspectiva do Educar para o Antropoceno (a Época Humana - nova proposta de Época Geológica em que a humanidade se torna uma força capaz de modificar o ambiente e o Sistema Terra), buscando entender, a partir dos princípios educativos propostos em minha Tese de Doutorado, que o Antropoceno é um fenômeno sistêmico do conviver humano a partir de matrizes operacionais-relacionais, à luz da abordagem da Biologia-Cultural, de Humberto Maturana e Ximena Dávila. Por extensão, investigo as contribuições dos processos formativos do Ensino de Ciências e Biologia para a compreensão desse fenômeno. Interesso-me pelas pesquisas sobre a formação inicial e continuada de professores e sobre a educação e o ensino de ciências e biologia. Minhas bases teóricas são o Pensamento Sistêmico e Complexo para refletir sobre as áreas citadas, dialogando também com a abordagem Freireana. Coordenador do Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental, Antropoceno e Perspectivas Críticas e Complexas (GPEAPC).
graduation at Ciências Biológicas from Universidade de Caxias do Sul (2014), master's at Educação from Universidade de Caxias do Sul (2016) and doctorate at Educação from Universidade de Caxias do Sul (2019). Has experience in Education, acting on the following subjects: antropoceno and educação ambiental.