Publicações no BrCris
 

Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo

João B. A. Figueiredo é Professor TITULAR da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará ? UFC. Professor Pesquisador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFC. Têm Pós-doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, com trabalho acerca da Interculturalidade, Decolonialidade e Perspectiva Eco-Relacional e Pós-doutorado Sênior em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com trabalho sobre Dialogicidade Freireana. . Possui doutorado em Ciências (Ecologia ? Educação Ambiental) pela Universidade Federal de São Carlos (2003), com tese sobre Educação Ambiental Dialógica numa Abordagem Freireana; mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual do Ceará (1999), com uma dissertação acerca da Epistemologia e Educação Ambiental. Prêmio ?Universidade Solidária? (Ministério da Educação ? 1999). Prêmio ?Homenagem Paulo Freire? (ANPED ? 2012). Prêmio ?Homenagem pelas contribuições à Educação Ambiental do Brasil, dos País Lusófonos e da América-Latina (Forum Brasileiro de Educação Ambiental ? 2017). Membro do Comitê de Avaliação da CAPES (207-2019). Vice- Coordenador do GT de Educação Ambiental da ANPED (2008-2012). Membro da diretoria da ANPED (2013-2015). Coordenador do PPGE ? UFC (2014-2016). Vice Coordenador do PPGE-UFC (2012-2014). Pesquisador associado do GT de Educação Ambiental e do GT de Educação Popular da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação ? ANPED e da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle ? Association Internationale pour la Recherche Interculturelle ? ARIC. Membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos. Parecerista ad hoc da ANPED (2008 ? 2016) Parecerista ad hoc do CNPQ (2009-2010). Parecerista ad hoc de diversos periódicos. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana ? GEAD. Atua e pesquisa principalmente com os seguintes temas: educação ambiental, educação popular freireana, perspectiva eco-relacional, educação ambiental dialógica, ensino-aprendizagem, novos paradigmas epistemológicos e educativos, Interculturalidade critica, DeColonialidade, didática e formação docente.
João B. A. Figueiredo. Titular Professor at the Faculty of Education of the Federal University of Ceará - UFC. Research Professor at the Graduate Program in Education at UFC. They have Postdoctoral in Education from the Federal University of Santa Catarina, with work on Interculturality, Decoloniality and Eco-Relational Perspective and Senior Postdoctoral in Education from the Federal Fluminense University, with work on Freirean Dialogicity. He holds a doctorate in Sciences (Ecology - Environmental Education) from the Federal University of São Carlos (2003), with a thesis on Dialogical Environmental Education in a Freirean Approach; Master in Public Health from the State University of Ceará (1999), with a dissertation on Epistemology and Environmental Education. ?Universidade Solidária? Award (Ministry of Education - 1999). ?Homenagem Paulo Freire? Award (ANPED - 2012). ?Tribute for contributions to Environmental Education in Brazil, Lusophone Countries and Latin America (Brazilian Environmental Education Forum - 2017). Member of the CAPES Evaluation Committee (207-2019). Vice-Coordinator of the Environmental Education WG of ANPED (2008-2012). Member of the board of ANPED (2013-2015). Coordinator of PPGE - UFC (2014-2016). Vice Coordinator of PPGE-UFC (2012-2014). Associate researcher of the GT of Environmental Education and the GT of Popular Education of the National Association of Graduate Studies and Research in Education - ANPED and the Association Internationale pour la Recherche Interculturelle - Association Internationale pour la Recherche Interculturelle - ARIC. Member of Editorial Boards of several journals. ANPED ad hoc partner (2008 - 2016) CNPQ ad hoc partner (2009-2010). Ad hoc expert of several journals. Leader of the Study and Research Group on Dialogical Environmental Education, Eco-Relational Perspective and Freirean Popular Education - GEAD. He works and researches mainly with the following themes: environmental education, popular Freire's education, eco-relational perspective, dialogical environmental education, teaching-learning, new epistemological and educational paradigms, Critical Interculturality, DeColoniality, didactics and teacher training.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •