Professora Associada da Universidade Federal do Amazonas. Professora visitante na Universidade de Santiago de Compostela (2022-2023). Possui doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2013); mestrado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba (2009); graduação em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (2006). Pós-doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Fluminense (2018). Pós-doutorado em Letras: Ensino de Língua e Literatura pela Universidade do Norte de Tocantins (2022). Líder do Núcleo de Estudos de Linguagens da Amazônia (Nel-Amazônia/CNPq). Membro do programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas. Membro da comissão de Línguas Ameaçadas da Associação Brasileira de Linguística ABRALIN. Membro titular da Câmara de Assessoramento Científico FAPEAM (2022-2024). Coordenadora do curso de comunicação Social/Jornalismo (2023-2025). Atualmente desenvolve pesquisa relacionada ao português indígena Sateré-Mawé do Baixo Amazonas, além de estudos vinculados às áreas de Comunicação, Educação, Linguística Indígena e Linguística Aplicada com ênfase nos seguintes temas: educação escolar indígena, política linguística, bilinguismo, gêneros textuais, letramento, ensino aprendizagem da escrita e da leitura, produção textual, ensino de línguas e sobre gêneros textuais jornalísticos na perspectiva bakhtiniana e pecheutiana. E-mail:hellenpicanco@ufam.edu.br
graduation at Letras-Língua Portuguesa from Universidade Federal do Amazonas (2006), graduation at Letras Língua Espanhola from Grupo Educacional IBRA (2022), master's at Linguistics from Universidade Federal da Paraíba (2009) and doctorate at Linguistics from Universidade Federal da Paraíba (2013). He is currently professora at Universidade Federal do Amazonas. Has experience in Linguistics, focusing on Linguistics, acting on the following subjects: educação escolar indígena, análise de discurso, indígena, educação and análise do discurso.