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Ariete Brusius

Possui graduação em Licenciatura da Língua Portuguesa pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), aperfeiçoamento em Alfabetização em Classes Populares pelo Grupo de Estudos sobre Educação Metodologia Pesquisa e Ação - GEEMPA (1991), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997), curso de aperfeiçoamento sobre o ECA e a Rede de Atendimento à criança pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2002) e sobre o O Oral e o Escrito no Contexto Escolar pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004) e ainda Especialização em Conselhos Escolares pela UFSCar (2013). Em 2012 participou do Formar em Rede do Instituto Avisa Lá (SP). Coordenou a equipe de educação infantil da Secretaria Municipal de Educação de Novo Hamburgo (2009 ? 2013), realizando ações de formação das/os professoras/es de educação infantil e anos iniciais, planejamento e avaliação. De 2014 a 2016 atuou como responsável pelo Setor de Regularização do Sistema Municipal de Ensino de Novo Hamburgo. Foi conselheira municipal de educação (2009 ? 2013) e do FUNDEB (2012 ? 2013). Atuou como professora de educação infantil, alfabetização, língua portuguesa nos anos finais do ensino fundamental e disciplinas de educação no ensino superior (FEEVALE) e ainda exerceu a atividade de coordenação pedagógica em duas escolas. De 2017 a 2021 foi professora da Escola Municipal de Arte Carlos Alberto de Oliveira - Carlão. Foi Orientadora de Estudos do PNAIC (2014 - 2015) e em 2016 foi Coordenadora Regional do mesmo Programa para a etapa da Educação Infantil. Participa do Mieib, sendo membro do colegiado do Fórum Gaúcho de Educação Infantil (FGEI) e do colegiado do Fórum Permanente de Educação Infantil de Novo Hamburgo (FORPEI). Foi membro do Comitê Diretivo deste Movimento de 2016 a 2022, representando a Região Sul do país. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Políticas Públicas de Educação Infantil, desde 2013, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a coordenação da Professora Drª Maria Luiza Rodrigues Flores, participou da pesquisa: "Monitoramento de Políticas Públicas de Educação Infantil no Rio Grande do Sul: estudo sobre a implementação da Emenda Constitucional 59/09 -obrigatoriedade de matrícula na pré-escola (2011/2016)". Atualmente o grupo desenvolve a pesquisa: "Monitoramento das Metas do Plano Nacional de Educação: a atuação do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (2015-2021)".
graduation at Licenciatura em Língua Portuguesa from Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993) and master's at Education from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Has experience in Education, focusing on Education-Learning, acting on the following subjects: inclusão, escola, alegria na escola, leitura and escrita e comunicação.

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