Marisa Schincariol de Mello
Graduation at História from Universidade Federal Fluminense (2002), master's at History from Universidade Federal Fluminense (2005) and doctorate at History from Universidade Federal Fluminense (2012). Has experience in History, focusing on History of Brazil Republic, acting on the following subjects: artes visuais, exhibition, contemporary art, history and literature.
Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002) e especialização em gestão cultural (2022), pela Escola Itaú Cultural|Instituto Singularidades. Foi bolsista do CNPq no mestrado (2005) e no doutorado (2012) em História pela mesma Instituição, sob orientação da Professora Adriana Facina, com dissertação intitulada Graciliano Ramos: criação literária e projeto político (1930-1953) e tese Como se faz um clássico da literatura brasileira? Análise da consagração literária de Erico Verissimo, Jorge Amado, Graciliano Ramos e Rachel de Queiroz (1930-2012). De 2013 a 2018, realizou o pós-doutorado (PNPD/CAPES) no Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult), na UFF, desenvolvendo pesquisa práticas de leitura em bibliotecas no Rio de Janeiro e em Medellín, na Colômbia; atuando como professora na graduação e na pós-graduação; e ainda como orientadora de projetos acadêmicos. Entre os anos de 2021 e 2022, cursou a pós graduação em gestão cultural contemporânea: da ampliação do repertório poético à formação de equipes colaborativas, desenvolvendo uma pesquisa sobre os egressos da Escola Livre de Artes, Elã, no Bela Maré (Observatório de Favelas).
Investiga, principalmente, os seguintes temas: história e literatura; cultura e territorialidades; políticas culturais e gestão cultural; intelectuais; práticas de leitura na contemporaneidade; bibliotecas.
A partir de 2008, começa a trabalhar na criação, elaboração, planejamento, coordenação e gestão de projetos culturais e educativos; produção na área de artes visuais, na produtora Automatica Produção Contemporânea (www.automatica.art.br). Colabora com o Galpão Bela Maré|Observatório de Favelas desde sua fundação, em 2011 (www.belamare.org.br). Trabalha na Elã, Escola Livre de Artes desde sua criação, em 2019, um experimento artístico-pedagógico, espaço de criação e reflexão nos campos estético e político, e de fomento à produção artística contemporânea. Atua na área de desenvolvimento institucional e gestão da Associação Cultural Lanchonete Lanchonete, espaço cultural voltado para o território da Gamboa, no Rio de Janeiro (www.lanchonetelanchonete.com).
Atua também, desde 2010, como coordenadora e produtora editorial de publicações, como livros e catálogos, na Automatica Edicões (www.automatica.art.br/editora). Organizou, no campo da gestão cultural, com Pâmela Passos e Aline Dantas os livros Política cultural com as periferias: práticas e indagações de uma problemática contemporânea (2013) e Periferias em cena! (2013). Publicou ainda o livro Como se faz um clássico da literatura brasileira? Análise da consagração literária de Erico Verissimo, Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz (1930-2012) (2019). É editora e coordenadora, em parceria com Luiza Mello, da Coleção ARTE BRA, sobre artistas contemporâneos brasileiros, com doze volumes publicados (2004-2021) e uma plataforma online com todo o conteúdo disponível (www.colecaoartebra.com) - ARTE BRA Eleonora Fabião (2021), ARTE BRA Tatiana Altberg (2021), ARTE BRA Gabriela Machado (2016), ARTE BRA Barrão (2014), ARTE BRA Fernanda Gomes (2014), ARTE BRA Livia Flores (2013), ARTE BRA Eduardo Frota (2013), ARTE BRA Crítica Moacir dos Anjos (2011), ARTE BRA Lucia Koch (2010), ARTE BRA Luiz Zerbini (2010), ARTE BRA Raul Mourão (2007), ARTE BRA Marcos Chaves (2007).
Áreas De Investigação
- Visão geral
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
