Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA), na Amazônia brasileira. Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido e Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA/NAEA/PDTU, Capes/conceito 7). Vice Presidente da Associação Internacional de Ciências Sociais e Humanas em Língua Portuguesa (AILPcsh). Compõe a Coordenação da Rede Internacional de Educação Popular Diálogos com África e do projeto interinstitucional Djumbai: Educação Popular Antirracista e Cooperação Solidária Amazônia & África. Membro do Centro de Estudos Sociais Amílcar Cabral (CESAC, Guiné Bissau). Líder do Grupo de Pesquisa e Extensão Educação, Integração Internacional e Diversidade na Latitude Sul (ELOSS) cadastrado no Diretório do CNPq. Tem experiência nas áreas de Educação, Políticas Públicas, Educação Popular, Direitos Humanos, Africanidades e educação Antirracista, Educação do Campo e Agroecologia, Juventude(s), Cooperação Sul-Sul, com ênfase na Amazônia e África (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa). Na África atuou como Consultora Internacional do UNICEF na Guiné Bissau, na Assessoria Técnica no Instituto Universitário de Educação (IUE) de Cabo Verde. Professora da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB (2010 - 2018).
graduate at Pedagogia from Universidade Federal do Pará (1989) and master's at Economy from Universidade Federal do Pará (2002). Has experience in Education, focusing on Education, acting on the following subjects: inclusão social, organização da educação nacional, educação rural, política educaciona and escola rural.