Possui doutorado em Agro-economia na Faculté des sciences agronomiques de Gembloux (2000). E pesquisador do Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement (CIRAD) e atualmente é pesquisador e docente da Universidade Federal do Para, Belém/PA no Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) e pesquisador visitante na Embrapa/Amazônia Oriental.
Tem experiência na área de geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento territorial, dinâmicas territoriais, políticas públicas, aprendizagem, processo de inovação, processos de concertação e participação, governança, metodologia de acompanhamento de projetos e de metodologias participativas de planejamento para o desenvolvimento local e/ou territoria, agroecologia, institucionalização.
Tem mais de 120 publicações nesses assuntos. Ele foi o responsavel da plataforma em parceiria DP Amazônia (Embrapa, UFPA, Cirad) ate 2019. Hoje é pesquisador no Cirad na unidade mista de pesquisa Tetis, pesquisador no ISRA (Institut Sénégalais de recherche Agricole) no Senegal.