Possui graduação em Psicologia pela Bishop's University (Canadá, 1986), mestrado em Psicologia Social pela University of Waterloo (Canadá, 1990) e doutorado em Psicologia Social e de Desenvolvimento Aplicada, pela University of Guelph (Canadá, 1995). Fez pós-doutorado no Gerontology Research Centre da University of Guelph (Canadá, 1995) e foi pesquisadora visitante no Gerontology Center da Virginia Ploytechnic and State University (EUA, 2005). Atualmente é professora associada da Universidade Federal de São Carlos, orientadora de alunos de pós graduação. Tem experiência na área de Psicologia Social, com ênfase em papéis e estruturas sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: (a) equilíbrio trabalho-familia ? abordando fatores que influenciam na relação pai-filho e adaptações a este papel que contribuem para o desenvolvimento psicossocial dos pais e das crianças, (b) gerontologia ? pesquisando processos psicossciais, com foco em habilidades de enfrentamento de estresse, planejamento, monitoramento, regulação emocional e habilidades sociais, que influenciam na preparação para a aposentadoria bem como nas relações entre idosos e seus cuidadores familiares, especialmente no caso cuidadores que acompanham idosos com demência.
graduation at Psicologia from Bishop's University (1986), master's at Psicologia Social from University of Waterloo (1990) and doctorate at Psicologia Social e de Desenvolvimento Aplicada from University Of Guelph (1995). Has experience in Psychology, focusing on Roles and Social Structures, acting on the following subjects: equilíbrio trabalho-família, idoso, cuidadores de idosos, habilidades sociais and envolvimento paterno.