Publications in VIVO
 

Alarcon Agra do O

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2008), sou Mestre em Educação (1996) e Licenciado em História (1993) pela UFPB. Atuei entre 1987 e 1992 na escola básica como professor de história. Entre 1996 e 1998 fui professor da área de História da Educação na Universidade Estadual da Paraíba. Desde 1998 estou ligado à área de Teoria e Metodologia da História da Unidade Acadêmica de História da Universidade Federal de Campina Grande - atualmente na condição de Professor Associado IV. Atuo como Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em História da UAHIS. Ocupei as funções de Vice-Coordenador da Graduação em História do então DHG no período 1998-2000 e de Coordenador da Graduação em História da UAHIS nos períodos 2000-2004 e 2009-2013. Entre março de 2008 e maio de 2009 coordenei o Programa de Pós-Graduação em História da UAHIS. Entre Maio de 2013 e Abril de 2017 ocupei as funções de Vice-Diretor e Assessor de Ensino do Centro de Humanidades da UFCG. De Abril de 2017 a Março de 2021 fui Pró-Reitor de Ensino da UFCG. Coordenei, no período 2018-2019, a seção Nordeste do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação - FORGRAD. Fui eleito para exercer as atividades de Conselheiro Titular junto à Câmara Superior de Ensino do Colegiado Pleno da UFCG, representando o corpo docente do Centro de Humanidades, a partir de 22 de julho de 2022. Meus interesses de pesquisa estão voltados para a gestão do ensino superior, para a seguridade social e para questões ligadas à segurança pública. Tenho pesquisado, numa abordagem histórico-discursiva, registros produzidos em relatos memoriais de apenados.
graduate at História from Universidade Federal da Paraíba (1993), master's at Education from Universidade Federal da Paraíba (1996) and ph.d. at History from Universidade Federal de Pernambuco (2008). Has experience in History, focusing on Theory and Philosophy of History, acting on the following subjects: old age, violence.

Research Areas research areas

  •  
  • Overview
  •  
  • Affiliation
  •  
  • Publications
  •  
  • Research
  •  
  • Teaching
  •  
  • Identity
  •  
  • View All
  •