Doutora em Letras pela Unioeste - Cascavel (2022), mestre em Letras pela Unioeste - Cascavel (2012), especialista em Língua e Literatura Espanhola pela UNIPAN ( 2007) e graduada em Letras Português/Espanhol pela Unioeste - Foz do Iguaçu (2005). Cursou, como aluna especial, as disciplinas Tópicos em Multiculturalismo, Plurilinguismo e Educação Bilingue II e Multimodalidade e Construção de sentidos no Meio Digital, do programa de pós-graduação stricto sensu em Linguística Aplicada, nível doutorado, na UNICAMP. Professora efetiva de Língua Portuguesa na Educação Básica da rede pública do Paraná. Atuou como professora colaboradora do curso de Letras na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Campus Foz do Iguaçu, no ensino de Leitura, escrita, oralidade e gramática de Língua Portuguesa e no ensino de Língua Espanhola como língua extrangeira.Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino das línguas portuguesa e espanhola, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, oralidade e transletramentos, ensino de línguas estrangeira e materna, bilinguismo e ensino superior. É autora do livro " Leitura e fronteira: a formação do leitor em cenário intercultural", editora Appris, Curitiba.
graduation at Letras Português/Espanhol from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005), master's at Language from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2012) and doctorate at Language from Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2022). Has experience in Language, focusing on Language, acting on the following subjects: ensino, ele, leitura, língua estrangeira and formação de leitores.