Bachelor in Music (harpsichord) in the State University of Campinas (2009), in the class of Dr. Edmundo Hora. Master in Music in the same universisty (2013), supervised by Dr. Lenita Nogueira, with the thesis "Principles of observation in three historiographical works on Brazilian Music". PhD. (2018- same institution and advisor), with the dissertation "The traveler in the labyrinth: Fernando Lopes-Graça's critique of exoticism in his works on Brazilian themes". From september 2015 to july 2016 she held a PDSE-CAPES grant to do part of the doctoral research in the Universidade Nova de Lisboa, under the supervision of Dr. Mário Vieira de Carvalho. She is currently a post-doc researcher in the University of São Paulo (Instituto de Estudos Brasileiros), collaborator researcher at CESEM (Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical) - UNL, a member of the research group Música Teoria Crítica e Criação and of the thematic project O Musicar Local (FAPESP-UNICAMP-USP). She was second secretary of ABET (2017-2019) and has recently been elected assistant editor of the journal Música e Cultura. She writes as correspondent in Brazil for the Portuguese music review Glosas. She has been awarded the Cátedra Cascais Interates 2018-2019, for the research project "Fernando Lopes-Graça and Brazilian Modern Literature," developed between october 2018 and may 2019. Lopes is also a classical singer and a member of Coro Contemporâneo de campinas.
Graduada em Bacharelado em Música (cravo) pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009), na classe do prof. Dr. Edmundo Hora, desenvolveu mestrado em Musicologia Histórica na mesma instituição (2013), sob orientação da profa. Dra. Lenita Nogueira, com a dissertação "Princípios de observação em três obras historiográficas panorâmicas sobre a música brasileira". Concluiu em 2018 o doutorado, também na UNICAMP e sob a orientação da mesma professora, com a tese "O viajante no labirinto: a crítica ao exotismo na obra musical de temática brasileira de Fernando Lopes-Graça". Entre setembro de 2015 e julho de 2016 realizou, com bolsa PDSE-CAPES, um estágio de investigação na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, sob coorientação do prof. Dr. Mário Vieira de Carvalho. É atualmente pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo, com pesquisa sobre o jornalismo musical de Fernando Lopes-Graça e Mário de Andrade, sob supervisão da profa. Dra. Flávia Toni e financiada pela FAPESP. No âmbito dessa pesquisa, realizou estágio BEPE na Universidade Nova de Lisboa entre fevereiro e junho de 2022, sob supervisão do prof. Dr. Paulo Ferreira de Castro. É investigadora colaboradora do Centro de Estudos de Sociologia e e Estética Musical - CESEM, da Universidade Nova de Lisboa, membro do Grupo de Investigação Música, Teoria Crítica e Comunicação e participante do projeto temático ?O Musicar Local? (FAPESP/UNICAMP/USP). Participou, como segunda secretária, da gestão 2017-2019 da Associação Brasileira de Etnomusicologia - ABET e foi editora assistente da revista Música e Cultura, ligada a esta associação (2019-2021). Foi uma das vencedoras do concurso Cátedra Cascais Interartes 2018-2019, promovido pela Fundação D. Luís I (Portugal), com o projeto "Fernando Lopes-Graça e a Literatura Moderna Brasileira", desenvolvido entre outubro de 2018 e maio de 2019.