Dayna Maria Bortoluzzi
Dayna Maria Bortoluzzi formou-se (1990-1994) e concluiu o mestrado em Ciências da Computação (1996 ? 1999), finalizando o doutorado em Engenharia de Produção (2000-2005) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante o período acadêmico fez estágio, ministrou treinamentos, trabalhou como bolsista na gestão da rede de laboratórios da UFSC, foi professora de cursos de pós-graduação e participou de projetos de pesquisa, exerce atividades como consultora ad-hoc em órgãos de fomento nacionais e em revisão de periódicos da IEEE Computer Society; IEEE Transactions on Dependable and Secure Computing; e, IEEE Transactions on Parallel and Distributed Systems.
Atuou no Governo do Estado de Santa Catarina (2007 - 2021), como Gerente de Tecnologias Educacionais e Infra Estrutura (Secretaria de Estado da Educação), cargo responsável pela implementação das políticas públicas do MEC no âmbito Estadual.
Na Secretaria de Estado de Fazenda de Santa Catarina foi Coordenadora de Projetos de Modernização Tecnológica, Gerente de Tecnologia da Informação e Coordenadora do Comitê de Tecnologia da Informação, Comunicação e Governança Eletrônica (CTIC).
Seu projeto mais recente contempla a construção e implementação do Plano Estratégico de Tecnologias da Informação para os Sistemas Tributários da Secretaria de Estado de Fazenda de Santa Catarina (2019-2022).
Um dos desafios mais importantes enfrentados pelas Secretarias de Estado da Fazenda tem relação com o crescimento dos dados. São dados de consumidores e informações geradas pelas atividades empresariais que precisam ser protegidas, tratadas e estruturadas para alimentar os sistemas tributários. Um segundo desafio está relacionado a cybersegurança e resiliência. Dados tributários estão sujeitos a Lei do Sigilo Fiscal, uma Lei mais antiga e em alguns pontos até mais restritiva que a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018). O PDTI dos Sistemas Tributários elencou dados históricos, riscos e novas demandas definindo diretrizes que levaram à escolha da modalidade IaaS (Infraestrutura como Serviço), sendo operacionalizado o primeiro projeto de nuvem privada do Executivo Estadual de Santa Catarina.
A nuvem rompeu com o passado que era a aquisição e manutenção de infraestruturas próprias (on premise) e permitiu colocar em operação, num curto espaço de tempo, um ambiente complexo com quatro equipamentos de grande porte que em operação garantem alta disponibilidade, backup e segurança dos sistemas tributários, bem como o armazenamento e o processamento de todas as notas fiscais emitidas no estado de Santa Catarina.
A estratégia buscou a unificação dos dados tributários em um único ambiente e a conteinerização, com tecnologias que permitem embalar e isolar aplicações movendo-as entre os ambientes ao mesmo tempo que se mantém em total funcionalidade. A estratégia de modernização contemplou plano de capacitações e atualização das aplicações para o novo modelo, algumas precisaram ser reescritas para aproveitar os recursos de contêineres e micro serviços.
Com a contratação de vários os serviços nas modalidades SaaS (Software como Serviço), PaaS(Plataforma como serviço) e IaaS (Infraestrutura como Serviço), fez-se necessária a construção de uma camada de segurança para monitorar esse ambiente multi cloud. Essa camada de segurança cibernética é composta de 4(quatro) grupo de ferramentas, que integradas realizam o monitoramento contínuo assegurando a proteção do meio de acesso, de quem acessa os dados e a rastreabilidade do que foi acessado, estando em conformidade com a Lei Geral de Proteção dos Dados protegendo as informações sensíveis das empresas e cidadãos de Santa Catarina.
graduation at Ciência da Computação from Universidade Federal de Santa Catarina (1994), master's at Ciência da Computação from Universidade Federal de Santa Catarina (1999) and doctorate at Production Engineering from Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Has experience in Computer Science, acting on the following subjects: internet, programação web, radiologia, computação gráfica and portal da educação.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos
