Cristine Carole Muggler
CRISTINE CAROLE MUGGLER, é Professora Titular aposentada do Departamento de Solos da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Ingressou na UFV em 1983 e atualmente atua como professora voluntária. É graduada em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP, 1982), Mestre em Ciência do Solo pela Universidade Federal de Lavras (UFLA, 1989), e PhD em Ciências Ambientais pela Wageningen University (WUR), Holanda (1998), com pós-doutorado no World Soil Museum, ISRIC World Soil Information, Wageningen, Holanda (2011).
Na UFV, foi responsável pela criação do Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef (MCTAD), em 1993, e sua curadora até 2019, onde segue atuando como colaboradora. No museu, coordenou o Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente (PES, programa de ações educativas do Museu), o Movimento Conhecer e Gostar de Solos e vários projetos de pesquisa, extensão e ensino. Foi responsável pela criação da Secretaria de Museus e Espaços de Ciência da UFV (SEMEC) em 2015, e sua coordenadora até 2019. Foi coordenadora do curso de Geografia no período de 2001 a 2003, do Programa Residência Agrária- UFV em 2006, e do Programa CAPES/UFV Novos Talentos para a educação básica de 2014 a 2017, entre outros.
Atuou como pesquisadora visitante no World Soil Museum, Holanda em 1998, e durante o ano de 2011 (pos-doc).
Atualmente é diretora da Divisão 4, Solos, Ambiente e Sociedade e coordenadora da Comissão de Educação em Solos e Percepção Pública do Solo da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS). É coordenadora da Comissão Soil Education and Public Awareness da International Union of Soil Sciences (IUSS). É membro do ICOM (International Council of Museums), onde atua no Comitê University Museums and Collections (UMAC), da European Geoscience Union (EGU), da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências (ABCMC), da Sociedade Brasileira de Geologia (SBG) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É membro do Comitê Gestor do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais.
Tem experiência nas áreas de Geologia, Agronomia e Ciências Sociais Aplicadas, com ênfase em Educação em Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e divulgação científica em solos e meio ambiente, popularização da ciência, educação ambiental, história da ciência do solo, gênese e mineralogia de solos, uso e conservação de solos, e agroecologia.
Cristine Carole Muggler is Voluntary Professor at the Soil Science Department of the Federal University of Viçosa (UFV), Minas Gerais, Brazil. She graduated in Geology (1982) and did her academic career in Soil Science: MSc in Soil Genesis (Federal University of Lavras, Brazil, 1989, PhD in Environmental Sciences (Ecopedology and soil genesis, Wageningen University, The Netherlands, 1998) and post-doctoral studies in Soil Education and public awareness (World Soil Museum/ISRIC, The Netherlands, 2011). Her academic interests lie on Soil education and public awareness, Soil genesis and History of soil science. She teaches (Soil genesis; Earth system dynamics and processes; Special topics: Soil Education and History of Soil Science) and supervises students from secondary school up to Doctorate candidates. She is curator of the Earth Sciences Museum of the University (Museu de Ciências da Terra Alexis Dorofeef, 1993) and coordinator of the Soil and Environment Education Programme (PES, Programa de Educação em Solos e Meio Ambiente, 2000). From 2011 to 2021, she was chairwoman of the Division IV, Soils, Environment and Society, of the Brazilian Soil Science Society, where she also chaired the Soil Education and Public Awareness Commission. Since 2014 she is on duty in the same division and commission of the International Union of Soil Science (IUSS). She is member of the International Council of Museums (ICOM), European Geoscience Union (EGU), Brazilian Society for the Advancement of Science (SBPC), Brazilian Association of Science Museums and Centers (ABCMC) and Brazilian Geological Society (SBG).
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Ensino
- Identidade
- Ver todos