Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Língua Falada e Ensino do Português (2001)- PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e em Letras - Hab Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor Adjunto III da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (Atual). Ex-Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA (2006-2013). Ex-Coordenador da área de Língua Portuguesa PARFOR da UFPA (2012-2015). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na articulação entre Variação, Letramento, Educação, Movimentos Sociais e Política Linguística. Pesquisador na área de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, discutindo formação/qualificação dos trabalhadores, tanto em contextos informais como enquanto políticas públicas, bem como o trabalho como princípio educativo, saberes sociais e organização política dos trabalhadores no interior de atividades produtivas/culturais classistas na/da Amazônia. Pesquisa ainda: Juventude, formação e qualificação na escola básica; trabalho e formação de trabalhadores na educação básica; saberes sociais e escolarização de trabalhadores da escola básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação - GEPTE -, Instituto de Ciências da Educação/UFPA, do GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA), Campus Universitário do Tocantins/Cametá. Coordenador do Projeto de Pesquisa SABERES DO TRABALHO DA PESCA E IDENTIDADE DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ ? NORDESTE DO ESTADO PARÁ, com financiamento pelo CNPQ - 2013-2016. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA). Organizador de livros, como "Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional", "A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais", dentre outros. Organizador da Revista TrabalhoNecessário, v. 16, n. 31 (2018): Trabalho e educação em comunidades tradicionais.
Doutor em Educação (UFPA, 2012). Mestre em Letras pela Universidade Federal do Pará (2005). Especialista em Língua Falada e Ensino do Português (2001)- PUCMG. Graduado em Educação Física pela Universidade do Estado do Pará (1992) e em Letras - Hab. Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (1999). Professor Associado I da Universidade Federal do Pará. Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá (2013-2021). Vice-Coordenador do Campus Universitário do Tocantins/Cametá - UFPA (2006-2013). Coordenador da área de Língua Portuguesa PARFOR da UFPA (2012-2015). Vice-Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Biênio 2019-2021). Coordenador do GT 09 - Trabalho e Educação da ANPED-Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (2021-2023 (ATUAL)). Diretor da Diretoria de Inovação e Qualidade do Ensino (DIQUALE) da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) da UFPA (2021-2022). Diretor do Centro de Processos Seletivos - CEPS - da UFPA (2022 [...] - Atual). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) desde 2012. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase na articulação entre Variação, Letramento, Educação, Movimentos Sociais e Política Linguística. Pesquisador na área de Trabalho, Educação e Movimentos Sociais, discutindo formação/qualificação dos trabalhadores, tanto em contextos informais como enquanto políticas públicas, bem como o trabalho como princípio educativo, saberes sociais, integração e organização política dos trabalhadores no interior de atividades produtivas/culturais classistas na/da Amazônia. Pesquisa ainda: Juventude, formação e qualificação na escola básica; trabalho e formação de trabalhadores na educação básica; saberes sociais e escolarização de trabalhadores da escola básica. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE/UFPA) e do GRUPO DE PESQUISA HISTÓRIA, EDUCAÇÃO E LINGUAGEM NA REGIÃO AMAZÔNICA (GPHELRA/UFPA). Coordenador do Projeto de Pesquisa SABERES DO TRABALHO DA PESCA E IDENTIDADE DE JUVENTUDE DO MUNICÍPIO DE CAMETÁ ? NORDESTE DO ESTADO PARÁ, com financiamento pelo CNPQ - 2013-2016. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC - CAMPUS CAMETÁ/UFPA), do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB/ICED/UFPA) e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia - PGEDA ? Doutorado em Rede - Polo Belém/UFPA. Organizador de livros, como "Filosofia da Práxis e Didática da Educação Profissional", "A Pesquisa em Trabalho, Educação e Políticas Educacionais", dentre outros. Organizador da Revista TrabalhoNecessário, v. 16, n. 31 (2018): Trabalho e educação em comunidades tradicionais. Bolsista Produtividade do CNPq.