Médica e biomédica, realizou mestrado e doutorado com enfoque em determinantes de saúde mental de jovens transgêneros e não binários, no Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, sob a orientação da prof dr Maria Inês Rodrigues Lobato. Durante o terceiro ano de doutorado, completou o período de um ano de doutorado sanduíche em London, Ontário, sob a orientação da prof Dr Greta Bauer (SWE 205333/2017-6).
Em sua tese de doutorado, intitulada "FATORES ASSOCIADOS A SAÚDE MENTAL DE JOVENS TRANSGÊNEROS E NÃO BINÁRIOS", explorou fatores associados à saúde mental de jovens transgêneros e não-binários do Brasil. Para tal, 350 jovens brasileiros, com idade entre 16 e 25 anos, que se identificam como transgêneros ou não-binários responderam um questionário on-line. A partir desses dados, realizou quatro publicações, em periódicos indexados internacionais: evidenciando que fatores sociais, como experiências de discriminação, estão fortemente associados ao uso de substâncias e ao tabagismo (FONTANARI et al., 2019a; FONTANARI, A.M.V, CHURCHILL, S, SCHNEIDER, M.A, SOLL, B, COSTA, A. B., LOBATO. M.I.R., [s.d.]); demonstrando que uma parcela importante dos jovens transgêneros e não-binários sente-se desconectado e inseguro no ambiente escolar, o que foi associado a aumento do número de faltas e das taxas de evasão escolar (FEIJO et al., 2022); e sugerindo que o acesso a procedimentos de afirmação de gênero atenua sintomas de depressão e ansiedade dos jovens transgêneros e não-binários (FONTANARI et al., 2020).
Durante seu doutorado sanduíche, sob orientação do professor Angelo Brandelli Costa e apoio da prof Dr Greta Bauer, escreveu o projeto ?IMPACTO DE BARREIRAS DE ACESSO À SAÚDE NA SAÚDE GERAL E MENTAL DE MULHERES QUE FAZEM SEXO COM MULHERES?. Nele, diferentemente do projeto anterior, em que o recrutamento deu-se on-line por conveniência, coordenou a coleta de dados via RDS: 335 mulheres participaram da pesquisa.
Depois de encerrado o seu doutorado, em 2020, manteve vínculo com o Grupo Preconceito, Vulnerabilidade e Processos Psicossociais (PVPP/PUCRS) da Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, como bolsista do CNPq na modalidade EXP-B por meio do projeto "EFETIVIDADE DO ACONSELHAMENTO E TESTAGEM VOLUNTÁRIO PARA HIV EM POPULAÇÕES-CHAVE: REVISÃO SISTEMÁTICA E META-ANÁLISE", financiado pela Chamada CNPq/MS-DIAHV Nº 24/2019. Parte dos resultados do projeto foram publicados em uma revista do grupo The Lancet (COSTA et al., 2022). Ao longo de 2021 e 2022, esteve envolvida nos projetos:
- "DESENVOLVIMENTO DE INTERVENÇÃO AUTOGUIADA PARA REDUÇÃO DE DESFECHOS NEGATIVOS DE SAÚDE MENTAL EM MINORIAS DE SEXO E DE GÊNERO NA SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO SUL: TREINAMENTO DE PROFISSIONAIS, EVIDÊNCIAS DE EFICÁCIA E EFETIVIDADE", contemplado pela Chamada Decit/SCTIE/MS-CNPq-FAPERGS 08/2020,
- "SÍNTESE DE EVIDÊNCIAS SOBRE A EFETIVIDADE DE PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE SEXUAL ABRANGENTE NO COMPORTAMENTO DE ADOLESCENTES", financiado pela Chamada CNPq/Decit/SCTIE/MS - 09/2021, como bolsista do CNPq na modalidade EXP-B,
- "ADAPTAÇÃO DA COORTE DE INCIDÊNCIA DE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS E FATORES ASSOCIADOS EM MULHERES TRANSGÊNERAS DO SUL DO BRASIL PARA O CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19", contemplado pelo edital FAPERGS 10/2020 - AUXÍLIO RECÉM-DOUTOR ? ARD.
Além de manter atividades em pesquisa e extensão, atualmente, atua como Médica contratada pelo Telessaúde/ FAURGS.
graduation at Biomedicina from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), graduation at Medicina from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), master's at Psychiatry from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015) and doctorate at Psychiatry from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Has experience in Medicine, focusing on Psychiatry, acting on the following subjects: gender dysphoria, doença neurodegenerativa, transsexualism, sca10 and transexualidade.