graduation at História from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), master's at Arts from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) and doctorate at Arts from Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Has experience in Arts, focusing on Fundaments and Criticism of the Arts, acting on the following subjects: arte contemporânea, fotografia, imagem, arte e fotografia and corpo.
É graduado em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS (1990). É mestre (1997) e doutor (2006) em Artes Visuais, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais - PPGAV/UFRGS, com ênfase em História, Teoria e Crítica de Arte. Realizou estágio doutoral de um ano (2003-2004) como bolsista da CAPES na Université de Paris III - Cinéma et Audiovisuel - (Sorbonne Nouvelle, Paris, França), sob orientação do Prof. Dr. Philippe Dubois. É autor do livro A fotografia como escrita pessoal: Alair Gomes e a melancolia do corpo-outro, resultado de sua pesquisa de doutorado, contemplado com o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia da FUNARTE, na categoria Ensaios Críticos e finalista do Prêmio Jabuti 2019, na categoria Ensaios de Arte. É Professor Associado no Departamento de Artes Visuais (DAV) do Instituto de Artes da UFRGS e Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais do IA-UFRGS, onde orienta mestrado e doutorado. Na graduação, ministra as disciplinas Fundamentos da Arte, Seminários de História da Arte Contemporânea, História da Arte no Brasil IV (Arte Contemporânea no Brasil) e História da Fotografia; e na pós-graduação ministra a disciplina Seminário de Arte e Fotografia. É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Deslocamentos da fotografia na arte. Desenvolve atualmente projetos de pesquisa envolvendo a presença da fotografia na modernidade e contemporaneidade artísticas, com especial interesse pela questão das figurações da história nas artes visuais. Realizou Estágio Sênior de pós-doutorado de um ano no Departamento de Arte Visive da Università di Bologna, na Itália (2017-2018) como bolsista da CAPES. Entre suas publicações estão as organizações dos livros: A fotografia nos processos artísticos contemporâneos. Porto Alegre: Editora da UFRGS/SMC, 2002; Alair Gomes: um voyeur natural. Porto Alegre: SMC, 2008, Imagens: arte e cultura. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2012; assim como o dossiê "Transbordamentos da fotografia na arte", da Revista Porto Arte (2016). É editor da Revista PHILIA | Filosofia, Literatura & Arte, ISSN 2596-0911 e membro do Conselho Curatorial do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MAC-RS.