Marcelo Chiavone Pontes
Doutor em Administração na FEA/USP, com concentração na área de Marketing. Mestre em Administração pela PUC/SP, Pós-graduado em Marketing pela ESPM, e Bacharel em Administração pela FAAP.
Professor de Marketing da FIA/USP, PECEGE/USP e Senac.
Ex-Professor Titular de Marketing na ESPM, tendo sido Líder da Área de Marketing, Pesquisa e Economia por 6 anos.
Sócio-Diretor da Brand Leader Comunicação e Marketing, empresa de consultoria e treinamento, associada à Enablers Network, tendo desenvolvido projetos para diversas empresas, tais como: Abbott, AstraZeneca, Auto-Avaliar, Banco Real, Basf, Boehringer, Bosch, Comgás, Copastur, DCNS, Dow, EMS, Fininvest, Hay Group, ICTS, ISP, Itaú, Kimberly-Clark, Lindencorp, Magazine Luiza, McKinsey, Merck, Natura, Nestlé, Net, Novartis, Pirelli, Primesys, Raia Drogasil, Redecard, Rhodia, Serasa Experian, Shell, Siemens, Sky, Telefônica, Tenneco, TVA, Unibanco, Unidas, Unilever, Usina São Martinho, Votorantim, Wal-Mart, Whirlpool e Wyeth.
Ex-executivo de empresas como Salles DMB&B, Ogilvy & Mather, Porto Seguro, Brahma, Caixa Econômica Federal, dentre outras.
graduation at Administração from Fundação Armando Álvares Penteado (1984), master's at Administration from Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) and doctorate at Administration from Universidade de São Paulo (2011). Has experience in Administration, focusing on Mercadology, acting on the following subjects: marketing, plano de marketing, planejamento de comunicação, análise de mercado and marketing de serviços.
Áreas De Investigação
- Afiliação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos