João Paulo J. da Costa recebeu o título de engenheiro eletrônico pelo Instituto Militar de Engenharia (IME) em 2003, de mestre em engenharia elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) em 2006 e de Doktor-Ingenieur (Ph.D.) com Magna cum Laude em engenharia elétrica pela Universidade Técnica de Ilmenau (TU Ilmenau) na Alemanha em 2010. Em 2010 se tornou professor adjunto da UnB e em 2018 foi promovido a professor associado. Em 2013, realizou pós-doutorado na Universidade de Harvard e, de 2016 a 2017, realizou pós-doutorado no Instituto Fraunhofer IIS e na Universidade Técnica de Ilmenau. De 2019 a 2020, atuou como engenheiro sênior da EFS - Audi e também como professor do programa de pós-graduação internacional em engenharia automotiva (IAE) da Technische Hochschule Ingolstadt (THI). Atualmente atua como professor da Universidade de Ciências Aplicadas Hamm-Lippstadt (Hochschule Hamm-Lippstadt - HSHL). Produziu mais de 190 publicações científicas, incluindo artigos em periódicos e em conferências científicas, patentes e capítulos de livros. Obteve sete prêmios de melhor artigo em conferências internacionais. As suas áreas de interesse são veículos autônomos e processamento de sinais adaptativo e em arranjos, bem como, suas aplicações em sistemas de comunicações MIMO, áudio, computação forense e mineração de dados.
João Paulo J. da Costa received a degree in electronic engineering from the Military Institute of Engineering (IME) in 2003, a master's degree in electrical engineering from the University of Brasília (UnB) in 2006, and a Doktor-Ingenieur (Ph.D.) with Magna cum Laude in electrical engineering from the Technical University of Ilmenau (TU Ilmenau) in Germany in 2010. In 2010 he became an adjunct professor at UnB and in 2018 he was promoted to associate professor. In 2013, he performed postdoctoral research at Harvard University and from 2016 to 2017, he performed postdoctoral research at the Fraunhofer Institute IIS and the Technical University of Ilmenau. From 2019 to 2020, he served as a senior engineer at EFS - Audi and also as a professor at the international graduate program in automotive engineering (IAE) at the Technische Hochschule Ingolstadt (THI). He currently serves as professor at the Hamm-Lippstadt University of Applied Sciences (Hochschule Hamm-Lippstadt - HSHL). He has produced more than 190 scientific publications, including journal and conference papers, patents and book chapters. He has obtained six best paper awards at international conferences. His areas of interest are autonomous vehicles and adaptive and array signal processing, as well as, their applications in MIMO communication systems, audio, forensic computing and data mining.