Luiz Carlos Borges
graduate at Historia-Licenciatura Plena from Universidade Camilo Castelo Branco (1997). Has experience in History, focusing on History, acting on the following subjects: juventudes, territórios, políticas sociais, cidades and programas de intervenção social.
É doutorando em Educação pela UNIFESP, vinculado à linha de pesquisa: História da Educação: sujeitos, objetos e práticas. Possui graduação em Historia-Licenciatura Plena pela Universidade Brasil (1997), especialização em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP(1999), mestrado em Políticas Sociais pela Universidade Cruzeiro do Sul (2008). Possui formação complementar em
Memória e Ensino de História (2010) e em São Paulo: História e Historiografia (2009) pelo Depto. de História da USP e graduação em Pedagogia - Licenciatura Plena pela Faculdade Paulista São José (2016). Foi professor na rede estadual de ensino por 18 anos e da rede privada por 20 anos. É desde 2012, professor titular de História na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, atuando desde 2014, em CIEJA - Centro Integrado de Educação de Jovens Adultos. No ensino superior, é professor colaborador no curso de Licenciatura em História do IMEP - instituto Multidisciplinar de Educação Profissional, do Instituto Tebas de Educação e Cultura (entidade que se apresenta tanto como observadora crítica da atuação dos órgãos de proteção ao patrimônio, quanto como fornecedor de conteúdo formativo sobre a memória dos povos originários e de África) e da UNANCA - União dos Amigos da Capela dos Aflitos(entidade que atuação na preservação da Capela dos Aflitos, no combate ao silenciamento da memória negra do centro de São Paulo, allém de ser a zeladora da memória de "Chaguinhas" que ficou conhecido como o "Santo Negro dos Excluídos" e estar a frente do plano de ação para a criação do MT - Museu de Território dos Aflitos).É formador colaborador no âmbito da memória negra afro-paulistana e carioca pelo INSTITUTO BIXIGA - PESQUISA, FORMAÇÃO E CULTURA POPULAR. Integra o grupo de estudos e pesquisas históricas sobre escola e docência (GEPHED) no Programa de Estudos Pós- Graduados em Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da UNIFESP. e o grupo de associados da SOCIEDADE BRASILEIRA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (SBHE). Tem como principais temas de estudos e pesquisas: História da Educação , do livro e das Edições Didáticas em São Paulo, memória e ensino de História, memória negra na cidade de São Paulo, currículo e ensino de História, Ensino de História e Educação antirracista. Em 2019 participou do I Seminário de Práticas do CIEJA a partir de uma proposta decolonial inspirada no samba enredo do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira de 2019. É colaborador em ações afirmativas como formador e palestrante em ações formativas para professores no âmbito da educação antirracista.
Áreas De Investigação
- Publicações
- Identidade
- Ver todos
