Publicações no BrCris
 

Ph.D Paulo Fernando Ferreira Rosa

Electrical Engineering degree from Universidade Federal de Pernambuco (1986), master's in Computer Science and Systems Eng. from KYUSHU INSTITUTE OF TECHNOLOGY (1994) and Ph.D. in Information Engineering from NIIGATA UNIVERSITY (1997). Has experience in Computer Science, focusing on Robotics , acting on the following topics: cooperating robots, unmanned aerial vehicles, computational intelligence, and domotics.
possui graduação em ENGENHARIA ELÉTRICA pela Universidade Federal de Pernambuco (1986), mestrado em Computer Science and Systems Engineering (M.Eng.) - KYUSHU INSTITUTE OF TECHNOLOGY - Japão (1994), e doutorado em Information Engineering - NIIGATA UNIVERSITY - Japão (1997). Foi bolsista recém-doutor (CNPq), junto ao Depto. de Ciência da Computação/UFF, 1997-98, pesquisador-visitante (FAPERJ), 1999, e professor palestrante, 2000-2002, na Seção de Engenharia de Computação do Instituto Militar de Engenharia - IME. Desde 2002, é professor efetivo deste Instituto. Foi coordenador da Pós-Graduação em Sistemas e Computação- IME, 2004-2007. Em 2007, atuou como coordenador geral do XXVII Congresso da Sociedade Brasileira de Computação. De dezembro/2007 a março/2008, realizou estágio pós-doutoral, no Depto. de Cibernética, Niigata University (bolsista JASSO). Desde 2006, é diretor do Laboratório de Robótica e Inteligência Computacional do IME. De Maio/2012 a Junho/2015, foi coordenador do Programa de Pós Graduação em Engenharia de Defesa - PGED (CAPES, Nível 4, Doutorado/Mestrado). Tem experiência na área de Robótica e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: robôs móveis autônomos, manipuladores flexíveis, domótica/casa inteligente e veículos aéreos não tripulados. Atualmente é Professor Titular e coordena 5(cinco) projetos com as temáticas de VANTs e robôs móveis fomentados por agências oficiais, além de participar em 2(dois) projetos de cooperação internacional.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •