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Artur Rodrigo Itaqui Lopes Filho

Possui graduação em Comunicação Social Hab. Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Lasalle (UNILASALLE/CANOAS), o título de Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e, atualmente, cursa o Doutorado em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sou pesquisador do campo da filosofia da história aplicada ao universo da cultura pop. Minhas pesquisas centram na dinâmica que envolve o papel do narrador, seja no ato de narrar um determinado evento vivido ou no ato de criar uma obra ficcional. Entendendo ser a relação entre o narrador e o meio vivido (tempo & espaço), algo indissociável, as pesquisas desenvolvidas se relacionam com o universo do imaginário (entendido enquanto um conjunto de concepções que fomentam, orientam e permeiam, em dada medida, o saber construído pelo indivíduo) e com o processo da representação (que, por sua vez, compreende ser o processo pelo qual toda narrativa se faz manifestar). Entendendo toda história narrada como uma representação oriunda de um imaginário que interpreta e fomenta o juízo de um narrador, trabalhamos com a dinâmica processual que afirma ser toda tentativa de apresentar um determinado evento, seja da maneira que for, se encontra sujeita a um filtro, o qual constitui as bases fundacionais da particularidade daquele que pretende narrar. Assim, do imaginário contextual, teríamos a representação manifesta enquanto produção. Tendo como objeto de pesquisa a cultura pop e suas muitas manifestações, a teoria defendida coloca em evidência as muitas produções como representações contextuais, sendo possíveis de serem estudadas e analisadas para se compreender, não somente as ocorrências de um determinado tempo e lugar, mas, principalmente, as ideias constituintes do seu imaginário, manifesto na produção de um indivíduo ou, em outras palavras, de um pretenso narrador.
Possuo graduação em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM/RS), Licenciatura em Filosofia pelo Centro Universitário Lasalle (UNILASALLE/CANOAS), o título de Mestre em Filosofia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Mestre em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Doutore em História pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Sou pesquisador do campo da filosofia da história aplicada ao universo da cultura pop. Entendendo ser a relação entre o narrador e o meio vivido (tempo & espaço), algo indissociável, as pesquisas desenvolvidas versão com o universo do imaginário (entendido enquanto um conjunto de concepções que fomentam e orientam, em dada medida, o saber construído pelo indivíduo) e com o processo da representação (que, por sua vez, compreende ser o processo pelo qual toda narrativa se faz manifestar, isto é, o processo pelo qual o narrado se faz presente para o outro). Considerando toda história narrada como uma representação oriunda de um imaginário que interpreta e fomenta o juízo de um narrador, trabalho com a dinâmica processual que afirma ser toda tentativa de apresentar um determinado evento estar sujeito as influências das bases fundacionais que constituem a particularidade daquele que pretende narrar. Decorrendo daí a máxima: contexto, interpretação, representação. Tendo como objeto de pesquisa a cultura pop e suas muitas manifestações, a teoria defendida coloca em evidência as muitas produções como representações contextuais, sendo possíveis de serem estudadas e analisadas para assim compreender, não somente as ocorrências de um determinado tempo e lugar, mas, principalmente, as ideias alimentadas pelo mesmo, manifesto na produção de uma época. Assim, filmes, desenhos animados, literatura, histórias em quadrinhos e muito mais, acabam por constituírem manifestações (vivas), as quais representam, intencionalmente ou não, o imaginário de um tempo/lugar.

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