Paulo Tarcísio Andretti Michelotto
Tem graduação em Filosofia - Seminário Maior Cssr de Juiz de Fora (1965), graduação em Teologia - Congregação do Santíssimo Redentor (1969), graduação em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1977). Mestrado em Sociologia - Universite Catholique de Louvain (1977), DEA du IIIème Cycle Littéraire/ Sorbonne/ Paris( sob orientação de Roland Barthes, F. Isambert/ 1972), Créditos de doutorado/ Sociologia/ Univ. Laval/ Québec(1980/82) .Formação em teatro com Gianni Ratto, Frederic Stein e Cornelis van der Poel. Fez parte do Coro do CSSR, em Minas Gerais de 1958 a 1969, regido por Paulo Afonso Weitzel. Vocalista da banda Os Intocáveis de 1965 a 1967. Em 1963, fez parte do grupo de teatro de bonecos dirigido por Cornelis van der Poel. Atuou na Paixão de Cristo, em 1964 em Floresta/ Juiz de Fora. Em 1963, no Crime da Catedral, de T. S. Eliot. No Mercador de Veneza, de William Shakespeare, em 1959. Em Rei Lear, também de W. Shakespeare, em 1962 e Fausto, de Goethe, em 1961. Foi professor da Universidade Federal da Paraíba e professor assistente de pesquisa/ Université Laval (Canadá). Atualmente é professor titular aposentado da Universidade Federal de Pernambuco dos cursos de Teatro e Artes Visuais, nas disciplinas: Fundamentos da Expressão e Comunicação, Oficina de Cênicas, Oficina de Dramaturgia, Estética, Tópicos de Teatro, História do Teatro Universal e Sociologia da Arte. Em sua pequisa como pintor descobriu e desenvolveu a pintura com massa de modelar, com dois murais expostos no Centro de Artes e Comunicação da UFPE, feito em conjunto com alunos. Escreveu como crítico teatral nos jornais: Correio da Paraíba, O Norte e Diário de Pernambuco. Fez críticas para o Seminário Internacional de Críticas Teatrais e mantém um blog de críticas de teatro, dança e áreas afins chamado Cala a boca Michelotto!Tradutor e dramaturgista de autores como: Sofócles, Eurípedes, Aristófanes, Plauto, Racine, Corneille, Marivaux, Molière, Lope da Vega, Cervantes, Shakespeare, Marlowe, Artaud, Cocteau, Goldoni, Pirandello, Samuel Beckett, Dario Fo, Pinter, Franca Rame, Arrabal, Anouilh, Joyce, Lorca, Ionesco, Priestley, T. S. Eliot, Saint- Exupéry, Mrozek, Kantor, Sartre, Tchekov, Buchner, Genet, Bob Wilson, Mishima, entre outros. Dramaturgo de Casta Ophélia, Grande Othelo, A Ratoeira, Autofago da Lapinha, Dandá pra ganhar tentem, Giulietta in Stress, A. C. o ordinário ou Meg a rapariga e O Rei e seu Amante. Escritor de Estratégia dos Camaleões(a Revolução de 64), Taaimis Gols Báay, Lendas da Província( Contos Menção honrosa UBE Nacional/ 1986), Bataille, A seta e o alvo do pirata Parmênides, O dia em que Paris afundou( a lenda de Dahut), A lição das coisas( poesia), Salmo de Rancor, Dicionário da Teoria do Caos, manuais de Teoria da Comunicação e da Informação, História do Teatro, Estética, Tópicos de Teatro- Pós dramático, Sociologia da Arte, Como escrever Roteiros, Como escrever dramas, entre outros. Editor da revista Poiesis. É membro da Associação Paraibana de Imprensa e da SBAT.Fundador, presidente, dramaturgo, coreógrafo, cenógrafo, pesquisador, figurinista e músico da Companhia de Teatro e dança Pós- contemporânea d'Improvizzo Gang, filiada aos modelos da Ligue Nationale de Improvisation Pode(Québec/ CAN). Integrante do Coro Universitário, regido por Flávio Medeiros.Coordenador geral do projeto de extensão The Pulp Fiction Project por três anos.Tem trabalhos nas áreas de Filosofia, Teologia, Antropologia, Sociologia, Comunicação, Teatro, Artes Plásticas e Música com ênfase em Multiculturalismo, atuando principalmente nos seguintes temas: dramaturgia , crítica teatral, improviso, dança- teatro, modernidade e performance política. Na intersecção dessas áreas criou e desenvolveu o conceito de pós - contemporaneidade.
graduate at Filosofia from Seminário Maior Cssr de Juiz de Fora (1965), graduate at Teologia from Congregação do Santíssimo Redentor (1969), graduate at Sociologie from Universite Catholique de Louvain (1977) and master's at Sociologie from Universite Catholique de Louvain (1977). Has experience in Antropology, acting on the following subjects: dramaturgia francesa, dramaturgia inglesa, dramaturgia americana, modernidade and participação.
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