Publicações no BrCris
 

Kátia Maria dos Santos Cabral

Com graduação em Enfermagem (1997) pela Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN), possui os títulos de Mestre (1999) e de Doutor (2003) em Química Biológica pelo Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) e de Formação Pedagógica em Pedagogia - Licenciatura (2022). Durante três anos (2003 - 2006), trabalhou como Pesquisador Associado do The Scripps Research Institute (TSRI), La Jolla, Califórnia, Estados Unidos. De 2008 a 2011 foi Pesquisador Visitante, pela FAPERJ e de 2011 a 2013 membro do corpo docente do IBqM como Professor Visitante, durante este período orientou alunos de graduação e pós-graduação sobre Proteínas Intrinsecamente Desestruturada e a relação com Doenças Degenerativas. Por 4 anos (2016 ? 2019), foi professor adjunto de bioquímica da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE ou UNIFASE), onde desenvolveu atividades de professor e tutor nos cursos de Medicina e Enfermagem (bacharel e licenciatura), bem como a habilidade de usar o Ambiente Virtual de Aprendizado (AVA) nas plataformas Moodle e Google Classroom. Tem paixão pela docência, pesquisa e cuidado, unindo essas três áreas da divulgação da ciência e transmissão do conhecimento. Na docência, possui experiência na aplicação e desenvolvimento de métodos ativos como estratégias de ensino e aprendizagem em Bioquímica utilizando aprendizagem baseada em problemas (PBL) e aprendizagem baseada em equipe (TBL). Como pesquisadora, possui sólida experiência na produção de proteínas recombinantes em procariotos e eucariotos. Atualmente, atua como pesquisadora associada da Plataforma Avançada de Biomoléculas (PAB:www.cenabio-pab.com), onde participa do projeto para a ?Produção de insumos biotecnológicos para testes diagnóstico do SARS-CoV-2 e outras viroses baseados em amplificação isotérmica mediada por loop (LAMP)?, conduzindo os estudos de validação e acurácia das atividades das enzimas que estão sendo produzidas pela PAB e que serão usadas no teste diagnóstico RT-LAMP, um método de investigação molecular para o COVID-19.
Graduated in Nursing (1997) from the Anna Nery School of Nursing (EEAN), he has the titles of Master (1999) and Doctor (2003) in Biological Chemistry from the Institute of Medical Biochemistry (IBqM) and Pedagogical Training in Pedagogy (2022). For three years (2003-2006), he worked as a Research Associate at The Scripps Research Institute (TSRI), La Jolla, California, United States. From 2008 to 2011 he was a Visiting Researcher at FAPERJ and from 2011 to 2013 a member of the IBqM faculty as a Visiting Professor, during this period he advised undergraduate and graduate students on Intrinsically Unstructured Proteins and the relationship with Degenerative Diseases. For 4 years (2016 ? 2019), he was an adjunct professor of biochemistry at the Faculty of Medicine of Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/FASE or UNIFASE), where he developed teaching and tutoring activities in the Medicine and Nursing courses (bachelor and degree), as well as the ability to use the Virtual Learning Environment (VLE) on Moodle and Google Classroom platforms. He has a passion for teaching, research and care, uniting these three areas of science dissemination and knowledge transmission. In teaching, he has experience in the application and development of active methods as teaching and learning strategies in Biochemistry using problem-based learning (PBL) and team-based learning (TBL). As a researcher, she has solid experience in the production of recombinant proteins in prokaryotes and eukaryotes. Currently, she works as an associate researcher at the Advanced Biomolecules Platform (PAB:www.cenabio-pab.com), where she participates in the project for the ?Production of biotechnological inputs for diagnostic tests of SARS-CoV-2 and other viruses based on isothermal amplification loop-mediated (LAMP)?, conducting validation and accuracy studies of the activities of the enzymes that are being produced by the PAB and that will be used in the RT-LAMP diagnostic test, a molecular investigation method for COVID-19.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •