Publicações no BrCris
 

Joel Yamaji

Mestre em Ciências da Comunicação - Estudo dos Meios e da Produção Mediática, pela Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo onde atua como técnico especializado de nível superior no apoio ao ensino e à pesquisa no Departamento de Cinema Rádio e TV. De 1987 a 2000 foi Coordenador de Produção nos filmes curriculares e culturais no mesmo Depto. Coordenador de curso profissionalizante em cinema na Escola Inspiratorium-Cinema e Artes, São Paulo, responsável pela cadeira de Direção Cinematográfica. Diretor e produtor de filmes, realizou "Cartas de Ourinhos" (2013/2014-Seleção oficial no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba-21 anos, PR, 2014),"O Diário de Simonton",35mm (2012 - Seleção oficial no Festival Internacional de Cinema da Bienal de Curitiba-21 anos, PR, 2014, Prêmio de Melhor Filme no I Festival de Cinema Cristão,RJ,2013), "Um grão de claridade-No percurso de Osman Lins? (2010- para o II Colóquio Osman Lins-Faculdade de Filosofia Letras Ciências Humanas da USP), ?Quase Nada? (2002 ? videoclipe em co-direção com Beto Matuck e Zeca Baleiro). Em 1998/1999, na implantação do Núcleo de Realização Cinematográfica do Senac-SP, dirigiu os filmes ?Impressões para Clara?, 35mm, 1998, (Prêmio Especial do Júri no 1º Festival Internacional do Rio de Janeiro, 1999, Melhor Atriz no Festival Internacional de Cinema do Recife, 1999, Melhor Trilha Sonora no Festival de Cinema do Maranhão, Guarnicê, 1999) e ?Flores para os Mortos?, 35mm, 1999-2000 (Prêmio de Melhor Som no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Belo Horizonte, 2001). Em 2000/2003, para a Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em oficinas de realização, dirigiu ?Nunca me deixe dormir demais? , 16mm (1998- Seleção Mostra Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo ), e ?A Ira?, 35mm (Prêmio de Melhor Fotografia pela ABC-Associação Brasileira de Cinematografia, Seleção Oficial na Mostra Internacional de Curtas-Metragens de SP e Mostra Ao Mestre com Carinho, no 9º Festival do Cinema Universitário do Rio de Janeiro, e na Cinemateca Brasileira, SP, 2004). Em 2002/2004, para a Oficina Regional Cultural Grande Otelo, Sorocaba, SP, dirigiu os vídeos ?A Outra Margem? e ?O riso ? o amor é mais forte que a morte?. É também diretor dos filmes ?Assembléias?, 16mm, 1977, (Prêmio do Jornal do Brasil, RJ, 1977), ?As Mesmas Perguntas?, 35mm, 1981, ?Cafundó?, 16mm, 1986, ?O Espectador que o Cinema Esqueceu?, 35mm, 1991, e da série em vídeo ?Tempos do Sensível?, 1993, com Neco Pagliuso. Diretor de produção de filmes culturais, artísticos e institucionais, entre os trabalhos, a direção de produção de ?São Paulo, Sinfonia e Cacofonia?, de Jean Claude Bernardet, e ?São Paulo, Cinema Cidade?, de Aloysio Raulino, 1996. Foi um dos co-editores da Revista Cine-Olho (1978-1980), colaborador no Jornal Cine-Imaginário (anos 80), tendo publicado em O Pasquim (1978), Revista Cisco, Revista Cine Video, além de catálogos dedicados a Andrea Tonacci e Jean Claude Bernardet. Colaborador para a Interlúdio Revista de Cinema (www.interlúdio.revistadecinema).
bachelor's at Comunicação Social com Habilitação em Cinema from Universidade de São Paulo (1978).

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Publicações
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •