Publicações no BrCris
 

Maria Inês de Matos Coelho

Graduation in Education /Pedagogy (UFMG, 1970), Master in Education (UFMG, 1979), Ph.D. in Education (UFRJ, 1988) and pós-doctoral studies in Education ( UERJ, 2008) . Experience has been developed in Education, Sociology of Education , Socio-historical and philosophical approachs to education, acting on the following subjects:Society and Education in Brazil, Education and human formation, Work/labour and education, Professional formation, Public policies and evaluation in education, Culture and violence at school, interactive environments of learning and work, Teachers formation/education, distance education.
Pós-doutoramento no PROPED-UERJ, Doutoramento em Educação pela UFRJ (1988), Special studies in Sociology of Education (PhD) com o Prof. Basil Bernstein, no Institute of Education - University of London, Mestrado em Educação pela UFMG (1979) e Graduação em Pedagogia (UFMG, 1970). Tem Especialização em Metodologia da Pesquisa Educacional (CENAFOR) e Aperfeiçoamento em Problems of Economic Development na Harvard University. Professora Adjunta do ICEX/UFMG( 1972-99), Professora Titular do Curso de Pedagogia do IEMG (1971-92). Foi responsável pela criação do Programa de Pós-graduação stricto sensu - Mestrado em Educação da FAE-UEMG tendo elaborado e encaminhado a proposta à CAPES em 2007 e em 2008 que a aprovou, em julho de 2008, Coordenou o Programa de Pós-graduação stricto sensu - Mestrado em Educação da FAE-UEMG de 2006 a nov/2008. Autora de livros e artigos publicados em Educação e Formação Humana, Trabalho e Educação, Estudos Políticos e Econômicos da Educação, Sociologia da Educação e do Trabalho, Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos- EPIEJA, Violência na escola, Formação de Professores, Avaliação Institucional, Avaliação Educacional, Redes telemáticas de Aprendizagem , Educação a Distância, História da Educação, Metodologia da Pesquisa e Estatística Aplicada. É Avaliadora Institucional e de Cursos Superiores do SINAES BASis/ MEC, consultora da CAPES, do CNPq e da FINEP. Pesquisadora com apoio do CNPq, FAPEMIG, INEP, CAPES e Fundação FORD em inúmeros projetos de pesquisa, contou com apoio e bolsa de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq junto à FaE -UEMG (1995-2004) e na UFMG (1988-1993). Tem larga experiência como professora de ensino superior e pesquisadora em Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas na UFMG (Graduação e Pós graduação stricto sensu), no Curso de Pedagogia do IEMG, na UEMG e em várias outras instituições de ensino, tendo participação em vários órgãos colegiados de Ensino, de Pesquisa, de Extensão, de Estágio e de Avaliação Universitária. Tem atuado na docência, na pesquisa e orientação de produções acadêmicas em Programas de Pós-graduação Stricto-sensu na UFMG e em cursos de Pós-graduação Lato Sensu e de graduação na UFMG, na PUC/MG, na UEMG e em outras IES. Participou de processo de criação de Cursos de Graduação e de Programas de Pós-graduação stricto sensu na UFMG, no UNI-BH, na UNA e na FaE-UEMG. Atua em gestão, consultoria, projetos educacionais e pesquisa científica e técnológica em Gestão e Avaliação de Educação Superior/ Pós-graduação stricto sensu/ Pesquisa em Educação e Análise de Dados/ Educação Profissional/ EAD e Interatividade. Desenvolve projetos específicos de análise do Sistema de Avaliação da Educ Superior pelo INEP (Pnud). É Professora Emérita da FAE/UEMG desde 2006, atuando desde 2009 em projeto de pesquisa acerca da identidade do Curso de Pedagogia e das experiências de formação dos estudantes. Iniciou em 2011 a pesquisa "Relações cotidianas de trabalho, empreendimentos econômicos solidários e currículos de formação", na temática da Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •