Vanessa Macedo é coreógrafa, diretora e bailarina da Cia Fragmento de Dança/SP e uma das gestoras do Kasulo Espaço de Arte, fundado no ano de 2008. Desenvolve pesquisa sobre dramaturgia na dança, autodepoimento nas artes, performatividades e representações do feminino, tem orientado pesquisas e mediado Fóruns com essa temática. Fez parte da Coordenação artístico-pedagógica do Centro de Referência da Dança/SP nos anos 2020/2021. É pós-doutoranda em artes cênicas pela ECA-USP e integrante do Grupo de Pesquisa LADCOR ? Laboratório de Dramaturgias do Corpo, sob coordenação da Profª. Drª Maria Helena Franco de Araujo, com quem desenvolveu projeto na Ocupação José Bonifácio, em 2021 e 2022, e realizou intercâmbio interinstitucional no Centro Universitário de Teatro-CUT/UNAM, na Cidade do México, em fevereiro de 2023.
É bacharela em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), mestra em Artes pela Universidade de Campinas (2008) e doutora em Artes Cênicas, pela ECA-USP (2016), sendo bolsista CAPES nos anos de 2007/ 2008 e nos anos de 2012/2013, bolsista FAPESP de 2013 a 2016 e bolsista de projeto contemplado pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP, nos anos de 2021/2022. Atuou em disciplinas da graduação no cursos de artes cênicas junto a sua supervisora Helena Bastos em 2021 e como professora convidada do Programa de Pós-graduação da ECA-USP em 2020. Foi professora visitante do curso de graduação em Dança da UNICAMP em 2019 e, nos anos 2017/2018, professora convidada do curso de Pós-Graduação Lato senso em Arte Educação da UNIFACCAMP.
Iniciou seus estudos em Dança com o Professor Edson Claro, em Natal-RN, no grupo de Dança da UFRN, depois de uma atividade de 10 anos como ginasta e técnica de Ginástica Rítmica. Como bailarina, dançou na Gaia Cia. de Dança e na Roda Viva Cia. de Danças, ambas em Natal-RN, na Cia de Danças de Diadema, em Diadema-SP, na Quasar Cia de Dança, em Goiânia- GO, e na Cia Carne Agonizante, em São Paulo ? SP.
Desde a fundação da Cia Fragmento de Dança, no ano de 2002, criou 23 trabalhos artísticos, os quais foram contemplados pelos seguintes editais/prêmios: Fomento à Dança para a cidade de São Paulo; Programa de Ação Cultural (PROAC) ? nas categorias de criação, circulação, investigação e festivais; Prêmio Aldir Blanc; 12° Cultura Inglesa Festival; Prêmio Klauss Vianna de Dança; Ocupação Caixa Cultural (Rio de Janeiro e São Paulo); Ocupação Sala René Gumiel, Funarte-SP. O grupo tem uma atuação intensa na cidade de São Paulo e também ser apresenta em festivais nacionais e internacionais. Em 2022, participou da Plataforma Internacional de Almada, em Portugal.
É idealizadora e curadora do evento permanente ?Terça Aberta no Kasulo?, tendo sido contemplada pelo Prêmio Denilto Gomes (2017), da Cooperativa Paulista de Dança, na categoria ?difusão em dança? e do projeto ?Mulheres em Cena?, indicado no ano de 2022 pela APCA, na categoria difusão em dança. No ano de 2020, recebeu o Prêmio Denilto Gomes pela criação e interação online do trabalho À La Carte. Participa ativamente do ?Movimento a Dança se Move? e desenvolve estudos na área das políticas culturais.