Publicações no BrCris
 

Noboru Hioka

Possui graduação em Química, Bacharelado, pelo Instituto de Química da USP / São Carlos (1979), mestrado em Química (Físico-Química) pela USP / São Carlos (1986) e doutorado em Química (Físico-Química) pela USP / São Paulo (1992). Fez o pós-doutoramento na University of British Columbia, Vancouver / Canadá (1998-2000). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Trabalha na area de físico-química, com ênfase em Terapia Fotodinâmica (TFD), atuando principalmente nos seguintes temas: processos de auto-agregação, cinética, termodinâmica, detergentes/surfactantes e reatividade, surfactantes micelares poliméricos, lipossomos, efeitos de carga aliado a conformação, avaliações foto-físicas, desenvolvimento de fármacos / formulações de medicamentos para TFD. Atualmente tem expandido seus estudos em TFD aliando-se a pesquisadores das áreas de ciências biológicas, bioquímicas e médicas, testando a técnica de TFD sobre fungos, bactérias e microrganismos em geral, principalmente aqueles causadores das chamadas doenças negligenciadas (doenças tropicais e que afligem países não-desenvolvidos), tais como a Leishmaniose. Outra área de atuação tem sido junto aos odontologistas, na prevenção e eliminação de cáries dentárias. Adicionalmente temos atuado na linha de Tratamentos de Efluentes Aquosos provenientes de Indústrias e outros, aplicando técnicas de coagulação-floculação, separações de fases por meio de surfactantes, eletro-coagulação, e principalmente, fotocatálise.
graduate at Química Bacharelado / São Carlos from Universidade de São Paulo (1979), master's at Chemistry from Universidade de São Paulo (1986) and ph.d. at Chemistry from Universidade de São Paulo (1992). Has experience in Chemistry, acting on the following subjects: terapia fotodinâmica, agregação, cinética, detergentes and medicamentos.

Áreas De Investigação áreas de pesquisa

  •  
  • Visão geral
  •  
  • Afiliação
  •  
  • Publicações
  •  
  • Pesquisas
  •  
  • Ensino
  •  
  • Identidade
  •  
  • Ver todos
  •